Tocantins, Acre e Rondônia fazem operação para repatriar estudantes na Bolívia e no Paraguai

Bolívia e Paraguai

Publicado em 30/04/2020 - 21:49 Por Renata Martins - Brasília

Tocantins, Acre e Rondônia fazem operação para trazer de volta estudantes brasileiros que cursam medicina na Bolívia e no Paraguai.



Por causa da pandemia da Covid-19 , países em quarentena, aulas suspensas e fronteiras fechadas, centenas de brasileiros  que se deslocam para países da América Latina para estudar medicina ficaram isolados.


Nesta sexta-feira, (1º) mais de 140 alunos de faculdades de medicina do Paraguai serão repatriados pelo governo tocantinense.


O secretário-chefe da Casa Militar do Tocantins, Coronel Silva Neto, deu detalhes da ação.

 

64 estudantes já estão no Tocantins, vindos de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, esta semana.  José Vitor Caetano é um deles. Apesar de considerar que bolivianos estão levando bem mais a sério as medidas de isolamento social, o estudante do sexto semestre de medicina afirmou que pesou o fato de ficar próximo à família.

 

Neste mês, 79 acreanos que cursam medicina nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra voltaram ao seu estado de origem. O retorno contou com uma ação integrada. Os ônibus foram cedidos por universidade, o governo arcou com o combustível, manutenção mecânica e os motoristas. A Polícia Rodoviária Federal fez a escolta.


159 universitários também regressaram para Rôndonia. Alunos de faculdades bolivianas, eles enfrentaram 2.600 quilômetros em 30 horas de viagem, de Corumbá, Mato Grosso do Sul a Porto Velho.


Enquanto os riscos da pandemia persistem, o acreano Raylanderson Frota, acadêmico de medicina na Bolívia, também voltou ao Brasil. Ele explica que o plano de aula segue pelo sistema de educação a distância, com aulas e avaliações online. A expectativa de Raylanderson agora é que o surto da Covid-19 seja superado para conseguir começar as disciplinas práticas e laboratoriais.

 

Bolívia e Paraguai estão com as fronteiras fechadas. Para que os estudantes possam sair é necessário atuação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para obter a liberação juntos aos países.

 

*Com produção de Michelle Moreira

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo