Corte máxima da Venezuela reconhece aliado de Maduro como presidente da Assembleia Nacional

Venezuela

Publicado em 27/05/2020 - 15:49 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela declarou válido ato da Assembleia Nacional, que definiu Luis Parra como presidente do Parlamento. No dia 6 de janeiro deste ano, Parra foi eleito por congressistas pró-governo em uma sessão questionada pela oposição.

 

Naquele mesmo dia, fora do Congresso, o autodeclarado presidente interino do país, Juan Guaidó, também foi reeleito para o cargo, em uma votação nominal e presencial, pelos votos de 100 deputados - mais do que os 84 necessários para a sua recondução ao posto.

 

Com a decisão do Tribunal, a eleição de Guaidó fica sem efeito. Guaidó vinha presidindo as sessões da Assembleia por videoconferência, após o surgimento da pandemia de coronavírus.

 

Luis Parra era opositor do presidente Nicolás Maduro, mas, depois que foi acusado de participar de um esquema de corrupção, em 2018, foi expulso de seu partido, no ano seguinte. Em seguida, aliou-se a Maduro, que reconheceu a sua eleição, do último dia 6 de janeiro.

 

Parra afirma ter sido eleito com votos de 81 deputados presentes naquele dia, assegurando que, durante a sessão, havia a presença dos deputados, as atas com os nomes dos parlamentares presentes no último dia 6 de janeiro nunca foram divulgadas e desapareceram.

 

Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente do Parlamento em janeiro de 2019, foi reconhecido por mais de 50 países, inclusive pelo Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte.

 

Em janeiro deste ano, ao tentar a reeleição, Guaidó e parlamentares da oposição foram impedidos pelas forças do governo venezuelano a entrar na Assembleia. A Venezuela ficou então, tecnicamente, com dois presidentes da Assembleia, ambos realizando sessões paralelas desde janeiro deste ano.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo