Cartilha orienta migrantes e refugiados contra golpes financeiros

Publicado em 26/11/2020 - 14:56 Por Bianca Paiva - Brasília

Entender como funcionam o sistema financeiro e as transações bancárias do Brasil é um desafio para migrantes e refugiados. Como abrir uma conta, receber e enviar dinheiro do exterior, quais os meios de pagamento do país, por exemplo. Salsabil Matouk é da Síria e sabe bem dessas dificuldades.

Diante da necessidade de orientar financeiramente migrantes e refugiados, foi criada, em 2019, uma cartilha pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Banco Central. Nesta quinta-feira (26), foi lançada a sua s3ª versão, com novas atualizações, entre elas, o Pix,istema de pagamento instantâneo e a cédula de R$200.

A publicação traz também informações sobre operações de câmbio, como obter crédito e ainda orientações para que os estrangeiros não sejam vítimas de golpes.

O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Costa de Moura, destaca mais novidades.

Para Lígia Neves, diretora do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça, a cartilha é mais uma medida para promover a integração financeira de migrantes e refugidos e até de brasileiros.

Segundo o chefe da Missão da OIM, Organização Internacional para Migrações do Brasil, Stéphane Rostiaux, a inclusão econômica é fundamental para a autonomia financeira dos migrantes e refugiados.

A 3ª edição da cartilha com informações financeiras para migrantes e refugiados estará disponível em cinco idiomas: inicialmente português, espanhol e inglês e depois frânces e árabe. O material será distribuído pela Organização Internacional para as Migrações e o Acnur, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que também colaboraram com a produção da cartilha.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo