ONU tira maconha da lista de drogas mais perigosas

Brasil votou contra mudança, ao lado de Rússia, China e Turquia

Publicado em 03/12/2020 - 20:08 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A Organização das Nações Unidas aprovou a recomendação da OMS, a Organização Mundial de Saúde, que retira a maconha da lista de narcóticos perigosos, onde aparecem drogas como a heroína e a cocaína.

Agora a maconha está classificada entre as substâncias com menor potencial danoso.

A proposta foi aprovada por uma diferença pequena. 27 países votaram a favor da mudança, entre eles Estados Unidos, Canadá e grande parte da Europa. Outros 25 votaram contra. O Brasil foi um dos contrários à mudança, assim como a China, Rússia e Turquia.

O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, justificou a posição do Brasil por que o governo vê a mudança como parte de um movimento para facilitar o plantio e o uso da maconha.

Já o Professor da Escola Paulista de Medicina, Dartiu Xavier, que coordena o Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, avaliou a mudança como um avanço e disse que está embasada na ciência.

A mudança na classificação foi recomendada pela OMS em janeiro do no passado. Outras recomendações que também tinha sido feitas pela organização não foram aprovadas e a ONU continua recomendado o controle da droga.

A medida não obriga os países a adotar mudanças em suas legislações sobre a maconha.

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo