Julgamento de mafiosos começa nesta quarta-feira (13) na Itália

Publicado em quarta-feira, 13 Janeiro, 2021 - 15:31 Por Márcia Bechara, Rádio França Internacional - Paris

Um processo gigante contra centenas de suspeitos de pertencerem à poderosa máfia calabresa, a ‘Ndrangheta, começa nesta quarta-feira (13) em uma imensa construção fortificada em Lamezia Terme, região central da Calábria. Entre os acusados, estão "chefes" de alto escalão, empresários, dirigentes administrativos, mas também políticos e policiais.

A lista de crimes é muito longa: assassinatos, associação mafiosa, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, lavagem de dinheiro, ocultação, agiotagem e até mesmo abuso de poder. É um julgamento sem precedentes, que não se compara nem ao julgamento contra a Cosa Nostra, a máfia siciliana, ocorrido em Palermo, entre 1986 e 1987, quando 338 pessoas foram condenadas.

A ‘Ndrangheta, que tem cerca de 20.000 afiliados, é outra forma de organização criminosa. Na verdade, é a única máfia presente nos cinco continentes e cujas raízes e clãs permanecem ancorados na Calábria. É uma espécie de multinacional que se enriquece principalmente com o tráfico de cocaína, importada da América do Sul. Com isso, segundo especialistas, a máfia calabresa ganha € 50 bilhões por ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Após Manaus suspender vacinação, serviço será retomado nesta sexta

De acordo com a prefeitura de Manaus, a suspensão foi para uma nova definição de grupos prioritários, após os órgãos de controle local cobrarem mais rigor na hora da aplicação das doses.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra Covid-19 importada da Índia será distribuída no sábado

2 milhões de doses chegam nesta sexta-feira à tarde - horário previsto de 17h40. Depois, passam por testes na Fiocruz, e devem começar a ser enviadas aos estados no sábado à tarde. Essa vacina é a Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. O uso emergencial desse lote já está autorizado pela Anvisa.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”.

Baixar arquivo
Educação

Última fase da Olímpiada Nacional de Ciências é realizada nesta sexta

Cerca de 180 mil estudantes vão responder questões sobre astronomia, biologia, física, química e história. Por causa da pandemia, a exemplo do que ocorreu na primeira fase, os participantes vão fazer as provas totalmente pela internet.

Baixar arquivo
Justiça

Ministério Público alerta para desrespeito à fila da vacina em Sergipe

Em Itabi, no sertão sergipano, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM), que não está incluído nos grupos prioritários de risco, recebeu uma das doses. O MPF pediu informações sobre o episódio, mas não foi atendido.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Paes anuncia cancelamento do carnaval em julho no Rio

Devido à pandemia causada pela covid-19, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou pelas redes sociais que não será possível realizar o carnaval no meio do ano. Segundo o prefeito, "a celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento”.

Baixar arquivo