Museu Nacional de Belas Artes celebra 84 anos com programação on-line

Publicado em quarta-feira, 13 Janeiro, 2021 - 17:24 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Referência no roteiro cultural do centro do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia, completa 84 anos nesta quarta-feira (13). As comemorações são todas virtuais por causa da pandemia da covid-19. Em vídeos publicados nas redes sociais da instituição, profissionais que compõem o universo da arte e da cultura, e a diretora do museu, Mônica Xexéo, falam sobre a história, o acervo e a importância do Museu de Belas Artes para a cultura brasileira.

Também por causa da pandemia, o museu está fechado à visitação pública desde março do ano passado. As visitas são virtuais, e um dos destaques é o projeto Arte em Diálogo na Quarentena, no qual artistas contemporâneos e a sociedade têm uma interação afetiva e reflexiva.

O cineasta e membro do conselho do museu, Luiz Carlos Lacerda diz, com orgulho, que leva os alunos dele de cinema ao local para trabalharem a partir das imagens dos quadros em exposição e criarem histórias com personagens secundários.

O acervo, que hoje tem mais de cem mil itens entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros e documentos históricos, teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal em 1808. Alguns anos mais tarde, foi ampliado com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país.

Em vídeo gravado em Paris, o adido cultural da França no Rio, Pierre Roman, desejou vida longa ao museu.

O prédio, de arquitetura eclética, foi projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios, para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, transferida para a Ilha do Fundão em 1976. O Museu Nacional de Belas Artes foi criado oficialmente em 1937, por decreto do então presidente da República, Getúlio Vargas.

O espaço passa por obras de modernização e requalificação, que devem ser concluídas no ano que vem. O orçamento de R$ 25 milhões será pago com recursos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Após Manaus suspender vacinação, serviço será retomado nesta sexta

De acordo com a prefeitura de Manaus, a suspensão foi para uma nova definição de grupos prioritários, após os órgãos de controle local cobrarem mais rigor na hora da aplicação das doses.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra Covid-19 importada da Índia será distribuída no sábado

2 milhões de doses chegam nesta sexta-feira à tarde - horário previsto de 17h40. Depois, passam por testes na Fiocruz, e devem começar a ser enviadas aos estados no sábado à tarde. Essa vacina é a Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. O uso emergencial desse lote já está autorizado pela Anvisa.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”.

Baixar arquivo
Educação

Última fase da Olímpiada Nacional de Ciências é realizada nesta sexta

Cerca de 180 mil estudantes vão responder questões sobre astronomia, biologia, física, química e história. Por causa da pandemia, a exemplo do que ocorreu na primeira fase, os participantes vão fazer as provas totalmente pela internet.

Baixar arquivo
Justiça

Ministério Público alerta para desrespeito à fila da vacina em Sergipe

Em Itabi, no sertão sergipano, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM), que não está incluído nos grupos prioritários de risco, recebeu uma das doses. O MPF pediu informações sobre o episódio, mas não foi atendido.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Paes anuncia cancelamento do carnaval em julho no Rio

Devido à pandemia causada pela covid-19, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou pelas redes sociais que não será possível realizar o carnaval no meio do ano. Segundo o prefeito, "a celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento”.

Baixar arquivo