Museu Nacional de Belas Artes celebra 84 anos com programação on-line

Publicado em 13/01/2021 - 17:24 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Referência no roteiro cultural do centro do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia, completa 84 anos nesta quarta-feira (13). As comemorações são todas virtuais por causa da pandemia da covid-19. Em vídeos publicados nas redes sociais da instituição, profissionais que compõem o universo da arte e da cultura, e a diretora do museu, Mônica Xexéo, falam sobre a história, o acervo e a importância do Museu de Belas Artes para a cultura brasileira.

Também por causa da pandemia, o museu está fechado à visitação pública desde março do ano passado. As visitas são virtuais, e um dos destaques é o projeto Arte em Diálogo na Quarentena, no qual artistas contemporâneos e a sociedade têm uma interação afetiva e reflexiva.

O cineasta e membro do conselho do museu, Luiz Carlos Lacerda diz, com orgulho, que leva os alunos dele de cinema ao local para trabalharem a partir das imagens dos quadros em exposição e criarem histórias com personagens secundários.

O acervo, que hoje tem mais de cem mil itens entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros e documentos históricos, teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal em 1808. Alguns anos mais tarde, foi ampliado com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país.

Em vídeo gravado em Paris, o adido cultural da França no Rio, Pierre Roman, desejou vida longa ao museu.

O prédio, de arquitetura eclética, foi projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios, para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, transferida para a Ilha do Fundão em 1976. O Museu Nacional de Belas Artes foi criado oficialmente em 1937, por decreto do então presidente da República, Getúlio Vargas.

O espaço passa por obras de modernização e requalificação, que devem ser concluídas no ano que vem. O orçamento de R$ 25 milhões será pago com recursos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Usuários dos bancos reclamam de demora, aglomeração e desorganização

São muitas as queixas de quem precisa ir ao banco no meio da pandemia. Demora no atendimento, aglomeração e desorganização. A Febraban- Federação Brasileira de Bancos - recomenda que as pessoas façam serviços bancários pelos canais digitais.

Baixar arquivo
Geral

Dia do Motociclista: Brasil é 7º maior produtor de motos do mundo

O país tem quase 34 milhões de brasileiros habilitados, produz quase 1 milhão de unidades por ano e tem uma frota de 9 milhões de motocicletas. 

Baixar arquivo
Esportes

Vasco enfrenta o São Paulo nesta quarta pela Copa do Brasil

Lisca mal chegou a São Januário e já vai ter a primeira pedreira pela frente. Depois de três dias com o grupo, o comandante cruzmaltino encara o São Paulo, nesta quarta-feira (28), no Morumbi, às 21h30min, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Quadrilha de garimpo ilegal de ouro na Amazônia é presa pela PF

Esquema envolve contrabando de mais de uma tonelada de ouro ilegal do Norte do Brasil para a Europa desde 2017.

Baixar arquivo
Geral

Fóssil de dinossauro é encontrado em Marília, no estado de São Paulo

O osso foi localizado durante obras em uma rodovia e tudo indica que seja de um Titanossauro, dinossauro que viveu na região há cerca de 70 milhões de anos.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Anhanguera efetua 22 prisões em quatro dias de atuação

Realizada em conjunto pelas secretarias de Segurança Pública de Goiás e do Distrito Federal, ação realizou ainda 87 autos de infração e 44 autos de infração de trânsito.

Baixar arquivo