Voos entre Brasil e Portugal estão suspensos a partir de hoje

Aéreas devem reembolsar ou remarcar viagens

Publicado em 28/01/2021 - 23:42 Por Gésio Passos - Brasília

A partir desta sexta-feira (29) estão suspensos os voos entre Brasil e Portugal. A decisão é do governo português, e foi motivada pelo aumento dos casos de contaminação no país e do surgimento de novas variantes do coronavírus.

A suspensão dos voos comerciais e privados, de todos as companhias, vai até o dia 14 de fevereiro.

Só estão permitidos voos de repatriação de cidadãos portugueses ou de residentes no país, que devem apresentar teste PCR negativo para a Covid-19, que tenha sido realizado 72 horas antes do embarque. Esses passageiros devem cumprir, obrigatoriamente, quarentena de 14 dias em Portugal.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou, em nota, que o ministro Ernesto Araújo recebeu ligação do governo português afirmando que a decisão foi uma resposta ao aumento do número de casos de Covid-19 naquele país e não em função da situação no Brasil.

Disse ainda que Brasil e Portugal vão manter sua estreita e contínua cooperação bilateral no combate aos efeitos da pandemia.

Estados Unidos e Reino Unido também suspenderam voos partindo do Brasil.

Procurada, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que quando o cancelamento ocorre devido ao fechamento de fronteiras ou determinação de autoridades, a empresa aérea deve informar o cancelamento do voo ou a interrupção do serviço ao passageiro. E também precisa oferecer reacomodação ou reembolso integral, cabendo a escolha ao cliente.

Se não conseguir atendimento das empresas aéreas, o passageiro pode abrir uma reclamação na plataforma consumidor.gov.br.

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo