Portugal prorroga suspensão de voos vindos do Brasil

Passageiros relatam dificuldade em transitar entre os dois países

Publicado em 16/02/2021 - 23:31 Por Gésio Passos - Brasília

A suspensão dos voos entre Brasil e Portugal foi prorrogada até o dia 1 de março pelo governo português devido ao crescimento da pandemia da Covid-19. Com isso, muitos brasileiros e portugueses estão com dificuldades para transitar entre os países.

Anderson Caldas, brasileiro aposentado que hoje mora em Portugal, conta que conseguiu um voo para visitar os pais no Brasil agora em março, mas pra isso vai ter que passar pela Espanha. E quando chegar aqui, decidiu que vai ficar em isolamento por 14 dias antes de se encontrar com os familiares.
Anderson disse ainda que a passagem dele de volta para Portugal está marcada para 29 de março. Caso a fronteira ainda não esteja aberta até lá, ele vai ter que fazer o mesmo caminho da vinda: comprar uma passagem para outro país europeu, além de fazer uma quarentena obrigatória ao ingressar em Portugal.
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, em entrevista à Agência RTP, afirma que está levantando os pedidos de portugueses que estão retidos no Brasil e que querem regressar a Portugal.
No momento, só estão permitidos voos de repatriação de cidadãos portugueses ou de residentes no país, que devem apresentar teste PCR negativo para a Covid, que tenha sido realizado 72 horas antes do embarque. Esses passageiros devem cumprir, obrigatoriamente, quarentena de 14 dias em Portugal.

Seguindo às instruções do Ministério das Relações Exteriores, os Consulados-Gerais do Brasil em Porto, Lisboa e Faro, em Portugal, informaram que não estão previstos voos de repatriação ao país e recomendam aos que precisarem retornar ao Brasil que busquem, junto às companhias aéreas, conexões possíveis para o regresso.


 

Últimas notícias
Justiça

Senado aprova André Mendonça para o STF

O plenário do Senado Federal aprovou, por 47 votos a 32, a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

Baixar arquivo
Economia

Empresa Brasil de Comunicação está entre as melhores estatais do país

O governo concedeu, nesta quarta-feira, a certificação de governança para 60 empresas estatais que apresentaram avanços de gestão. 

Baixar arquivo
Educação

Gabaritos oficiais do Enem 2021 já estão disponíveis

Para conferir as questões, o candidato precisa prestar atenção nas cores do gabarito e das provas de cada domingo. Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal ouve vítima do incêndio na Boate Kiss

Kátia Giane, que era funcionária do estabelecimento, conta que o uso de artefatos pirotécnicos era corriqueiro tanto pelas bandas quanto pelos clientes. A tragédia aconteceu há quase nove anos, em Santa Maria, Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Internacional

França exigirá teste de covid negativo para entrada de viajantes

A medida contempla tanto aqueles que estão vacinados como os que não estão, e atinge qualquer pessoa que venha de países de fora da União Europeia. O país enfrenta a quinta onda da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF e Bope prende três pessoas no Complexo da Maré

Também foram apreendidos um fuzil, duas pistolas, duas granadas defensivas, carregadores de fuzil, munições e drogas.

Baixar arquivo