Portugal prorroga suspensão de voos vindos do Brasil

Passageiros relatam dificuldade em transitar entre os dois países

Publicado em 16/02/2021 - 23:31 Por Gésio Passos - Brasília

A suspensão dos voos entre Brasil e Portugal foi prorrogada até o dia 1 de março pelo governo português devido ao crescimento da pandemia da Covid-19. Com isso, muitos brasileiros e portugueses estão com dificuldades para transitar entre os países.

Anderson Caldas, brasileiro aposentado que hoje mora em Portugal, conta que conseguiu um voo para visitar os pais no Brasil agora em março, mas pra isso vai ter que passar pela Espanha. E quando chegar aqui, decidiu que vai ficar em isolamento por 14 dias antes de se encontrar com os familiares.
Anderson disse ainda que a passagem dele de volta para Portugal está marcada para 29 de março. Caso a fronteira ainda não esteja aberta até lá, ele vai ter que fazer o mesmo caminho da vinda: comprar uma passagem para outro país europeu, além de fazer uma quarentena obrigatória ao ingressar em Portugal.
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, em entrevista à Agência RTP, afirma que está levantando os pedidos de portugueses que estão retidos no Brasil e que querem regressar a Portugal.
No momento, só estão permitidos voos de repatriação de cidadãos portugueses ou de residentes no país, que devem apresentar teste PCR negativo para a Covid, que tenha sido realizado 72 horas antes do embarque. Esses passageiros devem cumprir, obrigatoriamente, quarentena de 14 dias em Portugal.

Seguindo às instruções do Ministério das Relações Exteriores, os Consulados-Gerais do Brasil em Porto, Lisboa e Faro, em Portugal, informaram que não estão previstos voos de repatriação ao país e recomendam aos que precisarem retornar ao Brasil que busquem, junto às companhias aéreas, conexões possíveis para o regresso.


 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo restringe entrada de estrangeiros vindos da Índia

Após recomendação da Anvisa, o governo federal proibiu temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Quadro de saúde de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

Covas soube que estava com câncer entre o esôfago e o estômago em 2019. Internado desde 02 de maio no hospital Sírio-Libanês, ele está sedado e acompanhado de familiares.

Baixar arquivo
Saúde

Município de Botucatu realiza vacinação em massa

A iniciativa consiste em estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca; e é resultado de parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia

A região norte saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, risco baixo; e a região litorânea foi da laranja para a vermelha. Com as mudanças o estado fica na bandeira laranja, que indica risco moderado.

Baixar arquivo
Política

Corpo de Picciani é cremado em cerimônia no Rio de Janeiro

Jorge Picciani morreu aos 66 anos, na madrugada dessa sexta-feira, no hospital Vila Nova Star, em  São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril, para tratar de um câncer na bexiga.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI

A decisão contempla parcialmente o pedido de habeas corpus feito pela Advocacia-Geral da União e inclui o direito a não responder perguntas que possam incriminá-lo em seu depoimento, marcado para a próxima quarta-feira (19).

Baixar arquivo