No Iraque, papa Francisco denuncia violência contra a minoria Yazidi

Pontífice está em viagem de 3 dias pelo país, destruído pela guerra

Publicado em 05/03/2021 - 14:48 Por Márcia Bechara, da Rádio França Internacional - Paris

O papa Francisco chegou nesta sexta-feira (5) ao Iraque para uma visita histórica a um país destruído pela guerra. “Chega de violência, extremismo e intolerância”, disse Francisco em Bagdá. Ele exortou o Iraque a lutar contra a corrupção, a construir a justiça e denunciou, na capital iraquiana, as barbáries sem sentido do grupo Estado Islâmico contra a minoria Yazidi, quando milhares de mulheres foram reduzidas à escravidão sexual.

“Eu não posso deixar de me lembrar dos Yazidis, vítimas inocentes das barbáries sem sentido e desumanas, perseguidos por causa de suas crenças religiosas e cuja identidade e sobrevivência foram ameaçadas”, disse ele às autoridades.

Essa é primeira viagem do santo pontífice a um país estrangeiro desde o início da pandemia de covid-19. Vamos ouvir um trecho do discurso do papa em Bagdá.

Francisco terá um programa carregado nesses três dias de visita em que atravessará o Iraque, onde deve expressar seu apoio à comunidade cristã e também deverá se encontrar com o mais alto líder religioso xiita do país, o aiatolá Ali Sistani.

As autoridades locais renovaram as cidades e os monumentos históricos pela passagem do papa e, pela primeira vez, em algumas décadas, algumas localidades voltaram a ter eletricidade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: São Luís é 1ª capital a vacinar pessoas com 29 anos ou mais

São Luís é a primeira capital do país a vacinar pessoas a partir de 29 anos sem comorbidades contra a covid-19.

Até domingo (13), será feito um mutirão para acelerar o ritmo da vacinação, conforme anunciou em redes sociais o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Baixar arquivo
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo