No Iraque, papa Francisco denuncia violência contra a minoria Yazidi

Pontífice está em viagem de 3 dias pelo país, destruído pela guerra

Publicado em 05/03/2021 - 14:48 Por Márcia Bechara, da Rádio França Internacional - Paris

O papa Francisco chegou nesta sexta-feira (5) ao Iraque para uma visita histórica a um país destruído pela guerra. “Chega de violência, extremismo e intolerância”, disse Francisco em Bagdá. Ele exortou o Iraque a lutar contra a corrupção, a construir a justiça e denunciou, na capital iraquiana, as barbáries sem sentido do grupo Estado Islâmico contra a minoria Yazidi, quando milhares de mulheres foram reduzidas à escravidão sexual.

“Eu não posso deixar de me lembrar dos Yazidis, vítimas inocentes das barbáries sem sentido e desumanas, perseguidos por causa de suas crenças religiosas e cuja identidade e sobrevivência foram ameaçadas”, disse ele às autoridades.

Essa é primeira viagem do santo pontífice a um país estrangeiro desde o início da pandemia de covid-19. Vamos ouvir um trecho do discurso do papa em Bagdá.

Francisco terá um programa carregado nesses três dias de visita em que atravessará o Iraque, onde deve expressar seu apoio à comunidade cristã e também deverá se encontrar com o mais alto líder religioso xiita do país, o aiatolá Ali Sistani.

As autoridades locais renovaram as cidades e os monumentos históricos pela passagem do papa e, pela primeira vez, em algumas décadas, algumas localidades voltaram a ter eletricidade.

Últimas notícias
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo
Saúde

TCU recomenda que governo exija cartão de vacinação para estrangeiros

A decisão do TCU sobre o passaporte da vacina é semelhante à da Anvisa, que também pediu cobrança de prova de vacinação para estrangeiros em visita ao Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

Lanchonetes, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings centers e centros comerciais terão que exigir dos consumidores a apresentação do comprovante da vacina.

Baixar arquivo