Após terremoto, governo federal envia missão humanitária para o Haiti

Publicado em 22/08/2021 - 13:26 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma missão humanitária organizada pelo governo federal partiu neste domingo para Porto Príncipe, capital do Haiti. No dia 14, o país foi atingido por um forte terremoto, com intensidade de 7,9 graus e, em seguida, pela tempestade tropical Grace, deixando mais de dois mil mortos e um rastro de destruição.

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou o embarque da equipe e destacou o papel deles como representantes do Brasil.

A missão é formada por um representante do Ministério do Desenvolvimento Regional e 32 bombeiros militares, especialistas em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas. São 24 bombeiros do Distrito Federal, quatro de Minas Gerais e quatro da Força Nacional de Segurança Pública. O trabalho no Haiti está previsto para durar 21 dias.

A articulação para o envio da ajuda humanitária envolve 17 órgãos federais. O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, destacou que esse é um esforço conjunto do governo.

O grupo embarcou na aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira, que transporta três toneladas e meia de medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde. É um material planejado para ser usado em situações de desastres, capaz de atender até 140 mil pessoas. Entre os insumos estão equipamentos de uso hospitalar como macas, colares cervicais e biombos.

Edição: Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo