Brasil defende transferência de tecnologia e produção local de vacina

Ministro das Relações Exteriores fez afirmação em fórum

Publicado em 05/08/2021 - 13:12 Por Lucas Pordeus León - Rádio Nacional - Brasília

O Brasil participou de encontro sobre vacinas coordenado pela China e defendeu transferência de tecnologia e produção local de imunizantes como formas de levar doses para as populações dos países menos desenvolvidos.

O encontro, por videoconferência, ocorreu nesta quinta-feira (5) por meio do Fórum Internacional de Cooperação para Vacinas contra Covid-19, convocado pela China e que reúne 30 entidades, entre países e representantes de organismos internacionais. Esta foi a primeira reunião no novo espaço de diálogo criado para promover a distribuição justa de imunizantes contra o novo coronavírus.

No discurso, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, reconheceu que a China tem sido uma grande parceira do Brasil na luta contra a covid-19 e lamentou que o acesso às vacinas ainda não seja uma realidade para países menos desenvolvidos.

O chefe do Itamaraty argumentou que a escassez global de vacinas é resultado das limitações na capacidade de fabricação e dos gargalos na cadeia global de abastecimento. Por isso, defendeu incentivar a produção e distribuição local dos imunizantes. O ministro Carlos França destacou ainda que o Brasil pretende, o quanto antes, apoiar outros países, seja por meio de doação ou exportação de vacinas, priorizando as nações da América do Sul.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas nas regiões no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo