EUA envia 6 mil militares para o aeroporto de Cabul, no Afeganistão

Publicado em 19/08/2021 - 15:07 Por Lúcia Misel - Repórter da Rádio França Internacional - França

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou 6 mil militares para o Afeganistão para garantir a retirada dos soldados dos EUA e outros aliados e uma evacuação dos afegãos que ajudaram as tropas durante a ocupação dos estadunidenses no país

Milhares de pessoas continuam tentando acessar embaixadas estrangeiras e o aeroporto de Cabul, nesta quinta-feira (19), na intenção de deixar o Afeganistão, desde a retomada de poder pelos talibãs no último domingo (15). Os Estados Unidos e outros países, entre eles a Alemanha, acusam o Talibã de obstruir a saída de afegãos do país.

Presa entre os postos de controle operados pelo Talibã e a cerca de arame farpado erguida pelos militares dos EUA no aeroporto de Cabul, uma enorme multidão de civis afegãos aguarda na esperança de encontrar um voo para fugir para longe dali.

As imagens de segunda-feira (16) de uma maré humana correndo na pista do aeroporto da capital ou de pessoas desesperadamente agarradas à fuselagem de um avião chocaram o mundo. Há cenas de pessoas em queda com a aeronave já em voo, e militares americanos revelaram nesta quarta-feira terem encontrado “restos humanos” no trem de pouso de um avião que realizou a retirada de pessoas de Cabul.

Esses afegãos buscam escapar do novo regime do Talibã, que reassumiu o controle de todo o país, exceto por uma zona de resistência no vale de Panchir, a nordeste de Cabul, após uma campanha militar de dez dias. Perto das embaixadas, eles rezam para serem resgatados. Muitos já têm visto de entrada para outros países, mas não conseguem acessar zonas diplomáticas.

*Informações da Rádio França Internacional.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo