Operação de retirada avança no aeroporto de Cabul

Publicado em 18/08/2021 - 17:51 Por Élcio Ramalho - Rádio França Internacional - RFI - Brasília

Berlim acusa o Talibã de obstruir a saída de cidadãos quando cerca de 10 mil afegãos, que colaboraram com exército alemão, e seus familiares devem ser retirados do país.  A maior parte das pessoas refugiadas na embaixada francesa em Cabul estão em segurança, após a retirada durante a noite desta terça-feira pelo exército francês. Ao todo, foram 216 pessoas resgatadas, incluindo 184 afegãos.

Já o Reino Unido, retirou 306 britânicos e mais de dois mil afegãos, informou o primeiro-ministro Boris Johnson hoje, durante uma sessão especial no Parlamento britânico, ele acrescentou que outros dois mil pedidos de retirada de afegãos foram tratados e muitos outros estão em andamento.

E militares americanos descobriram restos humanos no trem de pouso do avião militar que foi atacado na segunda-feira por afegãos em pânico no aeroporto de Cabul. 

Um líder talibã do grupo islamista Haqqani se encontrou com o ex-presidente afegão Hamid Karzai nesta quarta-feira, evocando discussões como parte dos esforços para instaurar um governo após a tomada de Cabul e de acordo com um insurgente que pediu anonimato, os chefes do talibã pretendem se reunir com líderes influentes de governos anteriores nas próximas 48 horas. O G7 deve organizar uma reunião nos próximos dias e a ONU já programou para o dia 24 de agosto uma sessão especial para debater a situação do Afeganistão.

Edição: Alessandra Esteves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo