Rússia vai convidar Talibã para reunião sobre situação no Afeganistão

Publicado em 07/10/2021 - 16:00 Por Márcia Bechara - Repórter da Rádio França Internacional - Paris (França)

A Rússia vai convidar os talibãs para negociações internacionais sobre o Afeganistão, em Moscou, em 20 de outubro. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (07) pelo enviado do Kremlin, Zamir Kabulov.

Esta conferência internacional acontecerá na sequência de uma cúpula extraordinária do G-20, em 12 de outubro, dedicada a crítica situação humanitária no Afeganistão.

O Kremlin também informou que estuda modalidades concretas para enviar ajuda humanitária para o Afeganistão. Lembrando que a Rússia tem muito interesse na situação do país, que foi ocupado durante dez anos pelas forças soviéticas, até a sua retirada em 1989 ao fim de uma guerra sangrenta. Moscou considera o movimento Talibã como terrorista, mas mantém o diálogo com ele há anos.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo