Presidente chega em Dubai neste sábado para reuniões no Oriente Médio

Publicado em 12/11/2021 - 14:18 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O pouso do Presidente Jair Bolsonaro, no Oriente Médio, está previsto para a madrugada deste sábado, onde desembarca em Dubai, cidade dos Emirados Árabes, após conexão em Lisboa, Portugal. A visita do presidente na região está prevista para durar seis dias.

Na última quarta-feira (10), integrantes do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, detalharam a ida do Presidente Bolsonaro ao Oriente Médio, junto com a comitiva presidencial. O principal objetivo é realizar parcerias e buscar investimentos para o Brasil, principalmente em setores do agronegócio, infraestrutura e defesa. Segundo Achilles Zaluar, chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, os países do Golfo têm importância econômica para o Brasil.

Em Dubai, um dos sete emirados, o Presidente Bolsonaro vai se encontrar com autoridades, com previsão de assinaturas de contratos de investimentos aqui no Brasil. Por lá também, o presidente deve participar de feiras e eventos, incluindo a Expo Dubai 2020 e o fórum de investimentos.

Outro país que o Presidente vai visitar é Bahrein, também no Golfo Pérsico. Por lá, ele vai inaugurar, na capital, Manama, a embaixada do Brasil, no país. Na agenda também está prevista a ida ao Catar, na quarta-feira, onde Bolsonaro deve participar de reuniões bilaterais, com assinaturas de possíveis acordos entre os dois países. Lembrando que o Catar vai sediar a Copa do Mundo de 2022 e o presidente Bolsonaro deve aproveitar a viagem para conhecer o estádio Lusail, onde vai ser disputada a final do campeonato mundial de futebol, além de se reunir com membros da Fifa e com empresários do país. O retorno do presidente, ao Brasil, está previsto para a próxima quinta-feira, dia 18 de novembro.

Edição: Paula de Castro Ribeiro

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo