História Hoje: Rei George VI era sepultado há 70 anos

Cortejo com honras militares encerrou as homenagens ao monarca

Publicado em 15/02/2022 - 10:42 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de nove dias de luto no Reino Unido, em 15 de fevereiro de 1952, um cortejo com honras militares encerrou as homenagens ao Rei George VI. Pela primeira vez, o povo pôde acompanhar pela televisão a cerimônia fúnebre de um membro da família real.

Em 6 de fevereiro daquele ano, a BBC transmitiu um comunicado oficial informando que “o rei George VI morreu pacificamente enquanto dormia na Sandringham House”. O monarca era fumante e já enfrentava problemas de saúde há pelo menos quatro anos quando foi diagnosticado com doença de Buerger, uma inflamação nas artérias. Em 1951, ele passou por uma cirurgia no pulmão, mas não se recuperou bem.

Por conta disso, o rei começou a delegar funções diplomáticas à filha Elizabeth, a primeira na linha de sucessão. Quando o pai morreu aos 56 anos, Elizabeth estava em uma viagem ao Quênia. A partir dali, começaria o reinado da Rainha Elizabeth II, com apenas 25 anos na época.

Elizabeth, a mãe e a irmã acompanharam o cortejo fúnebre do pai. O rei de 56 anos foi homenageado com dois minutos de silêncio na despedida no Royal Vault, no Castelo de Windsor. Em 1969, o corpo foi transferido para a Capela Memorial do Rei George VI.

História Hoje

Produção: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo