História Hoje: Rei George VI era sepultado há 70 anos

Cortejo com honras militares encerrou as homenagens ao monarca

Publicado em 15/02/2022 - 10:42 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de nove dias de luto no Reino Unido, em 15 de fevereiro de 1952, um cortejo com honras militares encerrou as homenagens ao Rei George VI. Pela primeira vez, o povo pôde acompanhar pela televisão a cerimônia fúnebre de um membro da família real.

Em 6 de fevereiro daquele ano, a BBC transmitiu um comunicado oficial informando que “o rei George VI morreu pacificamente enquanto dormia na Sandringham House”. O monarca era fumante e já enfrentava problemas de saúde há pelo menos quatro anos quando foi diagnosticado com doença de Buerger, uma inflamação nas artérias. Em 1951, ele passou por uma cirurgia no pulmão, mas não se recuperou bem.

Por conta disso, o rei começou a delegar funções diplomáticas à filha Elizabeth, a primeira na linha de sucessão. Quando o pai morreu aos 56 anos, Elizabeth estava em uma viagem ao Quênia. A partir dali, começaria o reinado da Rainha Elizabeth II, com apenas 25 anos na época.

Elizabeth, a mãe e a irmã acompanharam o cortejo fúnebre do pai. O rei de 56 anos foi homenageado com dois minutos de silêncio na despedida no Royal Vault, no Castelo de Windsor. Em 1969, o corpo foi transferido para a Capela Memorial do Rei George VI.

História Hoje

Produção: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Natal decreta situação de emergência por causa da dengue

A Prefeitura adotou a medida, que vale por 90 dias, devido ao crescimento da doença por três semanas seguintes, o que caracteriza uma epidemia.

Baixar arquivo
Economia

Toyota vai investir R$ 11 bilhões no Brasil

A previsão é que a montadora lance novos modelos de automóveis nos próximos anos.

Baixar arquivo
Saúde

OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025

Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, data de conscientização sobre essa doença que cresce a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Neste domingo (3), no Campeonato Baiano, o Bahia venceu o Jacuipense por 2 a 0 e o Vitória venceu Itabuna também por 2 a 0. Já no Campeonato Carioca, Taça Guanabara, o Botafogo goleou o Fluminense 4 a 2 e o Vasco goleou a Portuguesa por 4 a 0. 

Baixar arquivo
Política

Mudanças nas regras eleitorais estão na pauta do Senado esta semana

Novas regras eleitorais devem ser debatidas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta semana. Entre as principais mudanças, aumento de 4 para 5 anos dos mandatos políticos, o fim da reeleição para o executivo, e também a possibilidade de coincidência entre as eleições federal, estaduais e municipais, que podem ocorrer no mesmo dia.

Baixar arquivo
Geral

Acre enfrenta uma das maiores enchentes da sua história

O governo do Acre decretou emergência em saúde pública, na última sexta-feira, por causa das cheias dos rios e do aumento do volume de chuvas das últimas semanas. Até agora, 19 municípios se encontram em estado de emergência, afetados pelas inundações de rios e igarapés.

Baixar arquivo