Assembleia-Geral das Nações Unidas aprova resolução contra a Rússia

Com apoio do Brasil, foram 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções

Publicado em 02/03/2022 - 15:23 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou nesta quarta-feira uma resolução contra o ataque militar da Rússia na Ucrânia. Foram 141 votos a favor, 5 votos contrários e 35 abstenções. O Brasil votou a favor da resolução.

Apenas Belarus, Eritreia, Coreia do Norte, Rússia e Síria votaram contra. Tradicionais adversários dos EUA, como Cuba e China, se abstiveram.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que o documento é claro. Determina acabar com as hostilidades na Ucrânia, silenciar as armas e abrir o caminho para diálogo e diplomacia. O secretário afirmou que não há mais tempo a perder e que o mundo quer um fim para o sofrimento humano no país.

Antes da votação, o representante da Ucrânia afirmou que a agressão militar é ilegal, que cometeu crimes bárbaros e chegou a dizer que a ação era genocida. Por fim, pediu respeito à Carta das Nações Unidas.

O representante da Rússia criticou a resolução e disse que as autoridades ucranianas mentem, apontou aumento do nazismo no país e que a ação russa visa acabar com os conflitos na região de Donbass.

Este é o sétimo dia da invasão russa no país vizinho. Os conflitos se acirram na capital Kiev e tropas russas avançam com comboios quilométricos em direção à cidade.

A população continua buscando sair das áreas de conflito no país. Segundo a ONU, já são mais de 870 mil refugiados da Ucrânia. A entidade quer levantar mais de 1 bilhão e 700 milhões de dólares para as ações humanitárias.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo