Ministro do MRE diz que agressão da Rússia à Ucrânia é inadmissível

Publicado em 06/04/2022 - 16:26 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, negou que a posição do Brasil sobre a guerra na Ucrânia seja dúbia. Segundo ele, o país defende a paz e seus interesses. A declaração foi nesta quarta-feira na Comissão de Relações Exteriores do Senado, em resposta a senadora Kátia Abreu, que questionou o ministro sobre a posição do Brasil, ao votar a favor de resoluções contra a invasão e criticar sanções contra a Rússia.

O chanceler disse que as sanções podem agravar os efeitos econômicos do conflito e impactar o fornecimento de alimentos e insumos.

O Brasil é dependente da importação de fertilizantes e a Rússia é um grande fornecedor. Segundo ele, o governo federal mantém conversas com a Arábia Saudita, o Canadá, o Irã e a Nigéria para garantir o abastecimento do produto.

Para Carlos França, a situação entre Rússia e Ucrânia deveria ter sido resolvida na época dos acordos de Minsk, em 2015, assinados para pôr fim ao conflito entre o exército ucraniano e separatistas pró-Rússia.

Segundo o chanceler, o Itamaraty ajudou 230 brasileiros a deixarem a Ucrânia.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo