Há 185 anos, Rainha Vitória era anunciada como soberana do Reino Unido

Publicado em 20/06/2022 - 10:22 Por Juliana Maya - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“Fui despertada às seis horas por mamãe, que me disse que o arcebispo de Canterbury e lorde Conyngham estavam aqui e desejavam me ver. Saí da cama e fui para minha sala de estar (só de roupão) e sozinha, e os vi. Lorde Conyngham então me informou que meu pobre tio, o Rei, não existia mais, e havia expirado às 12h12 desta manhã e, consequentemente, que eu sou a rainha”. O trecho é do diário da Rainha Vitória em 20 de junho de 1837.

Quando nasceu, Alexandrina Vitória estava longe de herdar o trono do Reino Unido já que seu pai era o quarto filho do Rei George III e morreu logo após o seu nascimento. Seus tios não deixaram filhos legítimos vivos, fazendo dela a primeira na linha de sucessão do Rei Guilherme IV.

Anunciada como a nova soberana do Reino Unido, a até então princesa Alexandrina Vitória tinha apenas 18 anos. Era descrita como uma jovem alegre e animada.

A coroação ocorreu pouco mais de um ano depois, em 28 de junho de 1838. Foram cinco horas de cerimônia e alguns contratempos. O anel de coroação foi forçado para entrar no dedo errado. Um nobre idoso caiu de uma escada. O bispo encerrou a cerimônia antes da hora e teve que retomá-la para concluir a coroação.

Em 1840, a Rainha casou-se com seu primo em primeiro grau, o príncipe Albert de Saxe-Coburg e Gotha, na Capela Real, Palácio de St. James. Seu companheiro por toda a vida e por quem vestiu luto de 1861 até a sua própria morte em 1901. Por isso, ganhou o apelido de "A Viúva de Windsor".

A Rainha Vitória manteve registros diários de toda a sua trajetória. A Era Vitoriana durou 64 anos. Durante todo esse tempo de reinado, a Rainha Vitória sobreviveu a oito atentados contra a sua vida.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo