Líderes europeus fazem visita oficial à Ucrânia

Publicado em 16/06/2022 - 13:47 Por Daniela Franco - Repórter da RFI - Paris

O presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Olaf Scholz e o chefe do governo italiano Mario Draghi chegaram nesta quinta-feira em Kiev.

Essa é a primeira visita dos três dirigentes europeus a Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro. Os três líderes chegaram de trem à capital ucraniana. Ao desembarcar, Macron, que assume até 30 de junho a presidência rotativa da União Europeia, declarou que foi ao país levar uma mensagem de unidade e de apoio.

Eles visitaram nesta manhã um local ocupado em março pelas tropas russas na periferia de Kiev. Também devem se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

A visita ocorre na véspera do pronunciamento da Comissão Europeia sobre a concessão ou não a Ucrânia do status de país candidato à adesão ao bloco.

Edição: RFI/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo