Onda de calor na Europa coloca Reino Unido em alerta

Publicado em 18/07/2022 - 19:01 Por Mônica Grayley - Repórter da ONU News - Nova York

Uma forte onda de calor em Portugal e na Espanha está se alastrando para o resto da Europa e colocou o Reino Unido em alerta.

A Organização Meteorológica Mundial, OMM informou que a previsão do tempo para os britânicos aponta para 40° nessa semana. É a primeira vez que o alerta vermelho para um calor excepcional foi emitido no país.

No início semana aos termômetros devem marcar acima de 30° e em alguns lugares chegar a 40°. O alerta serve para essa segunda-feira e terça-feira nas partes do centro-norte leste e sudeste da Inglaterra.

O escritório de meteorologia britânico informa que a forte onda de calor recorde pode entrar pela próxima semana da Espanha e em Portugal onde foram registrados vários incêndios florestais o calor bateu 46°.

Até esse verão o recorde de temperatura no Reino Unido era de 38,7° registrado em 2019 no Jardim Botânico Cambridge.

Modelos de previsão do tempo são feitos várias vezes para a probabilidade de um evento particular. O escritório de meteorologia britânico afirma que a mudança climática já influencia a probabilidade de extremas temperaturas no Reino Unido.

A onda de calor causou incêndios também na França mais de 13 mil hectares foram incendiados na região de Gironda nos últimos cinco dias, na sexta-feira eram 7.3 mil hectares.

O serviço de meteorologia da França declarou 15 dos 96 departamentos em alerta vermelho e 15 em alerta laranja. 

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

TST homenageia a UFRN e entrega comenda para pessoas e instituições

O TST - Tribunal Superior do Trabalho realizou nesta quinta-feira a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022, honraria concedida para instituições e personalidades que tiveram destaques em suas profissões ou por serviços prestados à Justiça do Trabalho. 

Baixar arquivo
Economia

Pix: presidente do BC diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix.

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo