Rússia e Ucrânia assinam acordo para retomada das exportações

Publicado em 22/07/2022 - 18:05 Por Mayra Lopes - Repórter da ONU News - Nova York

Nesta sexta-feira o secretário geral da ONU Antonio Guterres esteve em Istambul, na Turquia, para assinatura de um acordo com a Rússia e a Ucrânia para retomada das exportações de grãos ucranianos e insumos russos pelo Mar Negro.

Este é o primeiro acordo assinado pelos países. Desde que começou a invasão da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro. Com o controle russo. nas cidade de portuárias, o fluxo de exportação de grãos ucranianos foi interrompido.

Na cerimônia para oficializar o acordo o chefe das Nações Unidas agradeceu o suporte das autoridades turcas. Para ele a intermediação e persistência do presidente Recep Erdogan, também no evento, foram essenciais em todas etapas deste processo.

Aos representantes russos e ucranianos Guterres elogiou a capacidade de superar obstáculos e deixar diferenças de lado para seguir com o acordo que deverá servir aos interesses comuns.

O chefe da ONU acredita que o acordo deve estabilizar os preços globais dos alimentos que já estavam em níveis recordes mesmo antes da guerra. Para eles altos custos causam instabilidade nos países em desenvolvimento e deixam pessoas mais vulneráveis à fome.  News em Nova Iorque, Maira Lope.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo