Brasil e Uruguai vão assinar acordo de binacionalização de aeroporto

Publicado em 07/03/2023 - 16:22 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Brasil e Uruguai devem assinar, em 30 dias, o acordo de binacionalização do aeroporto de Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com o município gaúcho de Santana do Livramento. 
 
O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao lado do chanceler do país vizinho, Francisco Bustillo, nesta terça-feira (7).
 
Vieira anunciou ainda que o governo vai lançar licitações para dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil e para construção de uma nova ponte entre os dois países. Os uruguaios aceitaram o compromisso de reformar a ponte Barão de Mauá entre as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado vizinho.
 
Segundo o ministro, os temas abordados no encontro são produtos da visita que o presidente Lula fez ao Uruguai em janeiro. Mauro Vieira afirmou que os dois países são responsáveis pela modernização e pela ampliação dos acordos externos do Mercosul.
 
Ainda ficou decidido, de acordo com Mauro Vieira, a reativação dos mecanismos bilaterais de consulta de alto nível. O governo brasileiro convidou o Uruguai para participar da reunião no G20 em 2024, que vai acontecer no Brasil.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo
Geral

Grito dos Excluídos marca 30 anos em defesa dos direitos humanos

Com o tema, “Vida em Primeiro Lugar! Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”

Baixar arquivo
Geral

"Um bom momento para Nacionalidade" diz Barroso sobre o 7 de setembro

A presença dos chefes dos 3 Poderes – Barroso, o presidente Lula, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comprova isso, na opinião do ministro.

Baixar arquivo
Política

Barroso comenta demissão de Sílvio Almeida após acusações de assédio

Um dia após a demissão de Sílvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, disse que aguarda o desfecho da situação.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro de SP começa com 716 autores e 3,5 milhões de livros

A 27ª bienal internacional do livro de São Paulo começou nesta sexta-feira  na capital paulista. Nos próximos dez dias, mais de duas mil horas de programação levarão 716 autores ao Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Baixar arquivo