Em encontro, Lula diz que quer retomar parceria com Venezuela

Presidente defende ir além da relação comercial

Publicado em 29/05/2023 - 16:32 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na véspera do encontro de líderes da América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer uma relação plena com a Venezuela, defende o país no BRICS e quer cooperação energética com o país vizinho.

Nesta segunda-feira (29), Lula recebeu, no Palácio do Planalto em Brasília, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para um encontro bilateral. Após a reunião, Lula disse que quer retomar a parceria com o país vizinho, para além da relação comercial.

Ainda nesta questão de segurança fronteiriça, o presidente brasileiro defendeu a retomada do Conselho de Defesa da América do Sul, para combater crimes como narcotráfico nas fronteiras do Brasil com os países vizinhos, com atuação das forças armadas para garantir a soberania dessas nações. Ao lado do presidente venezuelano, Lula disse que quer recuperar a união energética entre os países.

Sobre essa questão, Nicolás Maduro assumiu o compromisso de recuperar essa cooperação elétrica.

Lula defendeu que a Unasul, União dos Países da América do Sul, atue como um bloco. Para questões econômicas, de investimento e no meio ambiente. O presidente brasileiro também defendeu a entrada da Venezuela no BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ainda na pauta geopolítica e econômica, Lula disse sonhar com negociações entre os países com mais liberdade, sem depender do dólar e, para isso, defendeu uma moeda própria para o BRICS.

O encontro de líderes da Unasul ocorre nesta terça-feira (30), em Brasília. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que veio participar, disse que vai propor que os países-membros peçam aos Estados Unidos, a suspensão de todas as sanções que o país impôs à Venezuela.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo