Lula quer criar centro policial de países da Amazônia, em Manaus

O presidente também propôs criação de comitê para monitorar a floresta

Publicado em 08/07/2023 - 16:52 Por Gabriel Brum - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende criar um centro de cooperação policial dos países da Amazônia, em Manaus. Ele defendeu a proposta neste sábado (8), na Colômbia, ao lado do presidente do país vizinho, Gustavo Petro. Lula falou ainda na criação de um comitê de especialistas para monitorar a floresta, com dados dos países amazônicos.

As declarações foram feitas no encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, que foi realizada na cidade de Letícia, na Colômbia.

Lula disse que as polícias e os sistemas de Justiça dos países amazônicos têm que trabalhar juntos contra os crimes que ultrapassam as fronteiras.

Outra proposta do presidente é institucionalizar o Observatório Regional da Amazônia, de modo a sistematizar dados de todos os países, para orientar as políticas públicas.

Lula defendeu, ainda, a integração dos países nas áreas de saúde e economia sustentável, no combate à biopirataria, à violência de gênero e à exploração sexual.

O presidente brasileiro disse que os países com florestas tropicais têm que exigir juntos que as nações mais ricas cumpram a promessa de repassar US$100 bilhões, por ano, para a ação climática. E defendeu uma reforma do Fundo Global para o Meio Ambiente, para dar mais espaço a Brasil, Colômbia e Equador.

Edição: Daniel Ito/Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Geral

Marcha das Margaridas: 1º dia é marcado por debates e oficinas

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com outros coletivos femininos e movimentos feministas, centrais sindicais e organizações internacionais. 

Baixar arquivo
Saúde

SBG lança cartilha para detecção precoce do glaucoma infantil

Embora a doença não tenha cura, ela tem tratamento. Entre adultos, o glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Baixar arquivo
Política

Reunião, na segunda, deve definir próximos passos do arcabouço fiscal

O relator da proposta do arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado, informou que a reunião para que líderes partidários, governo e o presidente Arthur Lira (PP-AL) discutam o parecer foi remarcada para a próxima segunda-feira (21), às 19h. 

Baixar arquivo
Geral

Alexandre Silveira pede que PF apure causa do apagão desta terça-feira

O Ministro defendeu a robustez do sistema elétrico brasileiro. Ele afirmou que ocorreram dois eventos expressivos para a queda da energia em todo país. Mas que até o momento, o Operador Nacional do Sistema Elétrico identificou apenas um problema numa linha de transmissão no Ceará.

Baixar arquivo
Internacional

Justiça da Geórgia acusa Trump de tentar manipular resultado eleições

Os promotores apresentaram 13 acusações contra Donald Trump, incluindo falsificação e extorsão. Esta é a quarta acusação contra ele em menos de cinco meses.

Baixar arquivo
Cultura

Morre, aos 90 anos, a atriz Lea Garcia, na Serra Gaúcha

Léa chegou sábado em Gramado e estava cumprindo a agenda do festival. De acordo com informações do filho e empresário Marcelo Garcia, ela teve um infarto e chegou a ser encaminhada para o hospital.

Baixar arquivo