A futura chanceler Argentina Diana Mondino, recém-indicada pelo presidente eleito Javier Milei, se reuniu nesse domingo, aqui em Brasília, com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Na pauta do encontro, assuntos como o Mercosul e também o acordo do bloco com a União Europeia.
Durante a campanha, Javier Milei chegou a defender a saída da Argentina do Mercosul; mas, recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai e Paraguai.
Após o encontro, em coletiva de imprensa, Mauro Vieira, falou do desejo dos dois países de ter um bloco maior e melhor para ampliar a integração
O governo brasileiro preside o Mercosul até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse de Javier Milei. Segundo Mauro Vieira, a intenção é trabalhar juntos para avançar no Mercosul.
Diana Mondino reconheceu a importância do acordo da União Europeia com o Mercosul e disse querer finalizar as negociações o mais rápido possível.
Vale lembrar que esse acordo foi aprovado em 2019, depois de 20 anos de negociação. Agora, ele precisa ser ratificado pelos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países.
Sobre a entrada da Argentina nos Brics, o bloco que reúne nações em desenvolvimento, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o ministro apontou que é de interesse do Brasil a entrada do país, mas que cabe ao novo governo avaliar.
Durante a reunião com Diana Mondino, o chanceler Mauro Vieira recebeu o convite para que o presidente Lula participe da posse do argentino no dia 10 de dezembro.
*Com informações da Agência Brasil