Lula compara guerra em Gaza a um genocídio

Publicado em 02/12/2023 - 11:58 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com mais de 6 mil crianças mortas pelos ataques de Israel, na Faixa de Gaza, o presidente Lula comparou a um “genocídio” o que corre na região e fez um apelo a líderes mundiais, pelo fim dos conflitos e pelo diálogo.

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes.

Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O presidente brasileiro ainda enfatizou a importância do grupo para defender o chamado “multilateralismo”. Lula voltou a falar em “justiça climática”, chamando a responsabilidade para os países ricos, como forma de estimular a transição energética daqueles em desenvolvimento.

Segundo Lula, os quatro maiores fundos ambientais do mundo somam mais de U$ 10 bilhões em recursos. No entanto, disse que os países em desenvolvimento não têm acesso devido ao que Lula chama de “empecilhos burocráticos”.

Também diante das representações de 77 países, o presidente Lula defendeu uma “regulação do uso das inteligências artificiais”, para evitar que os modelos criados nos países do Norte se imponham ao mundo. Lula defendeu que o assunto seja concentrado na ONU, para evitar que o mundo volte a ser, segundo ele, dividido entre “países responsáveis e irresponsáveis”.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo