logo Radioagência Nacional
Internacional

Putin defende uso de moedas locais em transações de países dos Brics

Presidente da Rússia participou do Brics por videoconferência
Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
06/07/2025 - 16:05
Rio de Janeiro
06.07.2025 – Cúpula de Líderes do BRICS

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursa em transição on-line durante a abertura da Sessão plenária “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global” da Cúpula de Lideres do BRICS no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.  

Foto: Alexandre Brum/BRICS Brasil
© Alexandre Brum/BRICS Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu o aumento do uso de moedas locais no comércio entre os países do Brics. Ele participou por videoconferência da sessão plenária “Paz e Segurança & Reforma da Governança Global”, na Cúpula dos Brics, neste domingo.

Segundo Putin, a participação do rublo, moeda russa, e das moedas dos outros membros do Brics chegou a 90% nas transações envolvendo a Rússia. Ele defendeu a criação de um sistema de liquidação e depósito para os países do grupo.

Valdimir Putin afirmou que o modelo de relações internacionais está se transformando para adotar um caráter multipolar. E que o centro da atividade empresarial está se deslocando para os mercados em desenvolvimento.

Para ele, nesse quadro, o Brics se consolidou como um dos principais centros da governança global.

Na fala, o presidente citou outra proposta russa, uma plataforma de investimentos para apoiar e atrair fundos dos países do Brics, mas também do Sul e Leste global.

Putin também pediu apoio para outras propostas russas, como a instalação de um centro de pesquisa climática e mercados de carbono.

Vale lembrar que Putin não veio ao Brasil porque há um mandado de prisão contra ele expedido pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra na Ucrânia. O mandatário russo nega as acusações.

x