logo Radioagência Nacional
Internacional

Ataque aéreo da Rússia deixa 12 mortos na Ucrânia

Em retaliação, drones ucranianos atigem terminal russo para exportação
Baixar
 Selma Dias* - Repórter da TV Brasil
01/09/2026 - 20:26
Brasília
Residents stand at the site of an apartment building hit during a Russian drone and missile strike, amid Russia's attack on Ukraine, in Zaporizhzhia, Ukraine August 30, 2025. REUTERS/Stringer     TPX IMAGES OF THE DAY
© Reuters/Stringer/Proibida reprodução

A Rússia fez um dos mais intensos ataques aéreos contra a Ucrânia nos últimos meses. Segundo autoridades ucranianas, drones de propulsão a jato e mísseis atingiram Kiev e cidades da região.

Ao menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. Os ataques atingiram prédios residenciais e estruturas ferroviárias no mesmo dia em que crianças e jovens voltaram às aulas.

A Ucrânia diz ter interceptado centenas de drones e mísseis e voltou a pedir aos aliados mais sistemas de defesa aérea.

A Rússia não confirmou o uso dos drones de propulsão a jato, mas disse ter atacado infraestruturas ligadas à indústria militar.

Em retaliação, drones ucranianos atingiram o porto de Ust-Luga, um dos principais terminais russos para exportação de petróleo, carvão e fertilizantes. Houve incêndio e danos, mas não foram registradas vítimas.

Parlamento Britânico

No Reino Unido, o ex-primeiro-ministro Keir Starmer renunciou ao mandato de deputado, poucas semanas depois de deixar o comando do governo.

Ele havia deixado o cargo de premiê em julho, em meio à pressão política diante do cenário econômico e social do país.

Starmer disse que agora pretende se dedicar a questões internacionais, como defesa, segurança, comércio e tecnologia, além do combate à violência contra mulheres e meninas.

A renúncia abre caminho para uma nova eleição no distrito que ele representava, em Londres.

Tupac Shakur.

Nos Estados Unidos, um júri de Las Vegas considerou Duane Davis, ex-líder de uma gangue de Los Angeles, culpado pelo assassinato do rapper Tupac Shakur.

O crime aconteceu em 1996 e se tornou um dos casos mais emblemáticos do hip-hop. Davis, de 63 anos, foi acusado de organizar o ataque em retaliação a uma briga envolvendo o sobrinho dele e a comitiva de Tupac.

Segundo a acusação, Davis estava em um carro com outros três homens quando encontraram o veículo do rapper. Um dos passageiros teria aberto fogo.

O atirador não foi identificado, e os outros três homens já morreram. Entre as provas estão declarações de Davis, um livro de memórias e gravações de conversas com investigadores.

Tupac tinha 25 anos quando foi baleado e morreu seis dias depois.

* Com reportagem de César Raizr
 
x