logo Radioagência Nacional
Internacional

Trump rejeita proposta do Irã para reabrir Estreito de Ormuz

Plano previa abertura da passagem e retomada das negociações
Baixar
Gabriel Correa -- Repórter da Rádio Nacional
26/09/2026 - 16:06
São Luís (MA)
US President Donald Trump looks on during a meeting with Britain's Prime Minister Andy Burnham on the sidelines of the 81st United Nations General Assembly, in New York City, US, September 22, 2026. REUTERS/Toby Melville/Pool
© Reuters/Toby Melville/proibida reprodução

O presidente dos EUA, Donald Trump, rejeitou a nova proposta iraniana para reabrir o Estreito de Ormuz e encerrar a guerra no Oriente Médio. As declarações foram dadas neste sábado (26), na Casa Branca.

O Irã havia apresentado a proposta na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, esta semana, e poderia reabrir a via para passagem de navios em um prazo de até sete dias.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse que, se os EUA concordassem, as duas partes poderiam iniciar negociações mais amplas. 

Donald Trump foi questionado por repórteres e respondeu que o Irã tem a necessidade de reabrir o Estreito de Ormuz porque estaria sem recursos financeiros. Mas ele rejeitou a possibilidade de acordo.

Também neste sábado, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que Teerã perdeu a confiança na negociação, após rodadas anteriores de conversas interrompidas por ataques militares norte-americanos e que não vê uma base clara para chegar a um entendimento com Washington. 

Ao longo de sete meses, outras tentativas de negociação, incluindo a assinatura de um acordo em junho, não conseguiram acabar com a guerra iniciada com os ataques dos EUA e de Israel.

x