Deputado e assessor são condenados no DF por corrupção eleitoral

Justiça

Publicado em 13/12/2019 - 10:45 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

O deputado distrital José Gomes, do PSB, e o assessor dele, Douglas Ferreira Laet, foram condenados por corrupção eleitoral.

 

De acordo com a sentença, da 10ª Promotoria de Justiça Eleitoral, os dois réus teriam promovido pelo menos três reuniões para coagir funcionários da empresa do parlamentar, a Real JG Serviços Gerais, a votarem em favor dele, sob pena de perderem seus empregos.

 

A investigação começou após uma representação apresentada pelo deputado distrital Chico Vigilante, do PT, antes mesmo da eleição.

 

Empregados teriam denunciado a pressão para votar no empresário, e divulgado vídeos e gravações em que supostamente eram cobrados e ameaçados para votar em José Gomes.

 

Ainda segundo as investigações, em um dos áudios, o réu Douglas Laet, parente do parlamentar e gerente da Real JG, afirmava ter o número do título de eleitor dos funcionários e dizia que iria controlar o número total de votos em cada seção eleitoral, o que, segundo a sentença, gerou enorme pressão psicológica sobre os empregados.

 

Segundo a juíza responsável pelo caso, Andreia Oliveira, o assessor, Douglas Laet, teria feito várias ameaças, dizendo, por exemplo, que, se Gomes não fosse eleito, a empresa fecharia as portas e todos seriam demitidos.

 

O parlamentar e o assessor foram condenados a 4 anos de prisão e pagamento de multa por corrupção eleitoral.

 

O caso seguirá agora para análise do Tribunal Regional Eleitoral.

 

O Ministério Público informou que vai recorrer da absolvição do parlamentar pelo crime de coação eleitoral.

 

Em nota, o deputado José Gomes declarou que não cometeu nenhum ato ilícito, e se encontra julgado por supostas atitudes que, se cometidas, o foram por terceiros e jamais sob seu comando.

 

O parlamentar disse ainda que a sentença possui vícios que serão suplantados pelo TRE, e que os advogados dele vão recorrer da decisão.  Não conseguimos contato com a defesa de Douglas Laet.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo