Erro em Tribunal liberta deputados estaduais do RJ que deveriam permanecer presos

Rio de Janeiro

Publicado em 13/12/2019 - 22:24 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Um erro no número do alvará de soltura expedido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região levou à libertação equivocada dos ex-deputados Paulo Melo e Edson Albertassi. Os dois foram presos preventivamente nas operações Furna da Onça e Cadeia Velha, desdobramentos da Lava Jato no estado.


Na quarta-feira, a Primeira Turma Especializada do TRF2 suspendeu a prisão dos dois no processo da Operação Furna da Onça, mas os deputados deveriam seguir presos preventivamente por processo da Cadeia Velha.


Segundo o TRF2, o alvará saiu com os números dos processos da Furna da Onça e, indevidamente, também com o da Cadeia Velha. Dessa forma, os ex-deputados acabaram sendo liberados da prisão, embora devessem permanecer custodiados.


A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária confirmou que ambos deixaram o sistema nesta sexta-feira, mas, de acordo com o TRF2, os dois terão que voltar para a cadeia.


O desembargador federal Paulo Espirito Santo determinou a expedição de alvarás retificados e ordenou o restabelecimento das prisões.


A Operação Cadeia Velha foi deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2017. A Furna da Onça veio um ano depois, como efeito das delações premiadas feitas por doleiros durante a Cadeia Velha.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo