Moro diz que vai trabalhar com afinco para restabelecer prisão em 2ª instância

Pacote Anticrime

Publicado em 09/12/2019 - 16:39 Por Dayana Víctor - Brasília

O restabelecimento da prisão imediata dos condenados em segunda instância foi a principal bandeira levantada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, em seminário sobre combate à corrupção, que ocorreu nesta segunda-feira em Brasília.

 

A possibilidade dessa detenção foi derrubada pelo STF- Supremo Tribunal Federal no dia 7 de novembro.

 

Está na pauta desta terça-feira da CCJ- Comissão de Constituição e Justiça do Senado, um projeto de lei elaborado por Moro e senadores sobre o assunto. O texto prevê que a prisão poderá ocorrer após condenação criminal por órgão colegiado, com a possibilidade do preso continuar apresentando recursos.

 

Moro defendeu no Seminário a aprovação desse projeto como ferramenta de combate ao desvios de dinheiro público. O ministro Sérgio Moro ainda destacou a importância da aprovação do pacote anticrime, que já passou pela Câmara dos Deputados e chegou ao Senado para análise.

 

O texto do pacote anticrime aprovado pelos deputados no dia 4 de dezembro contêm trechos sugeridos pelo ministro Moro e outros pelo ministro do STF - Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

 

A proposta prevê aumento da pena máxima no Brasil de 30 para 40 anos. Também a prisão imediata dos condenados no Tribunal do Júri, com penas de pelo menos 15 anos.  Ainda estipula que terão direito a condicional os presos com comportamento bom e sem falta grave nos 12 meses anteriores ao benefício.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo