MPF acompanha investigação de assassinatos em Anapu

Pará

Publicado em 13/12/2019 - 20:12 Por Renata Martins - Brasília

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta sexta-feira (13) procedimento para acompanhar investigações sobre as mortes do mototaxista Márcio Reis e do ex-vereador Paulo Anacleto, este mês, no município de Anapu, no oeste paraense.

 

Os procuradores da República também querem saber que providências as autoridades de segurança pública do Pará estão adotando para coibir a violência contra os moradores e lideranças dos lotes 96 e 97, da Gleba Bacajá, onde se noticia pressão para expulsão de trabalhadores rurais.

 

O mototaxista Márcio Reis foi morto a facadas no dia 4 de dezembro. Em nota, a Comissão Pastoral da Terra relaciona o crime às denúncias feitas por Márcio Reis sobre a grilagem de terras na região.

 

Cinco dias depois, Paulo Anacleto foi assassinado, a tiros, próximo à praça central de Anapu, em frente ao filho de 5 anos de idade.

 

De acordo com o MPF, embora a violência tenha ocorrido na área urbana de Anapu, há indícios de que a expulsão de trabalhadores rurais de áreas sob conflito agrário possa estar dentre as motivações dos crimes.

 

A região vive sob forte tensão por disputa de terras. Em 2005, a missionária norte-americana Dorothy Stang foi assassinada a mando de um fazendeiro.

 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará informou que Anapu obteve uma redução de 39% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais, em 2019.

 

Segundo a secretaria, dos casos registrados na cidade, apenas dois ainda estão sendo investigados, todos os demais foram esclarecidos.

 

Os casos que ainda não foram esclarecidos são exatamente as mortes de Márcio Reis e de Paulo Anacleto.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo