TSE decide permitir coleta de assinaturas eletrônicas para registro de partido político

Justiça

Publicado em 03/12/2019 - 23:15 Por Sumaia Villela - Brasília

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, decidiu por quatro votos a três, nesta terça-feira, reconhecer assinaturas eletrônicas para formalizar a criação de partidos políticos.

 

O uso das assinaturas eletrônicas depende, no entanto, de regulamentação a ser feita pelo TSE e do desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para evitar fraudes ao confirmar que as assinaturas são verdadeiras. Esses dois passos não têm data para serem concretizados.

 

A decisão é uma resposta a consulta feita pelo deputado federal Jerônimo Pizzolotto Goergen, do PP do Rio Grande do Sul.

 

O entendimento do TSE tem impacto na criação do Aliança pelo Brasil, novo partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar. A intenção de Bolsonaro era colher assinaturas digitais para agilizar a obtenção do registro junto ao Tribunal – uma exigência para que a legenda seja oficialmente reconhecida e possa lançar candidatos.

 

Segundo a presidente do TSE, Rosa Weber, no entanto, a possibilidade de coleta eletrônica das assinaturas não estará pronta para as eleições municipais de 2020, que era o objetivo do presidente com a estratégia.

 

A maioria da Corte seguiu voto do ministro Luís Felipe Salomão, que citou entendimento do setor técnico do Tribunal sobre a viabilidade da coleta eletrônica de assinaturas. O voto foi acompanhado pelos ministros Tarcísio Vieira, Sergio Banhos e Luís Roberto Barroso.

 

O relator do caso, ministro Og Fernandes, ficou vencido. Ele entende que o apoio por meio eletrônico não pode ser aceito por não estar previsto em lei ou nas regras do TSE. Edson Fachin e a presidente, Rosa Weber, acompanharam o relator.

 

Atualmente, o Brasil tem 35 partidos registrados. Outras 75 siglas estão em processo de formação, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo