Justiça nega recurso e Parque Olímpico continua interditado; procuradoria do Rio vai recorrer

Parque Olímpico

Publicado em 20/01/2020 - 10:37 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Parque Olímpico da Barra da Tijuca e o Complexo Esportivo de Deodoro, construídos para as Olimpíadas de 2016, vão continuar interditados. 

 

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou na última sexta-feira pedidos de liminar da União e do Município do Rio que pretendiam suspender as interdições. A decisão de fechar os equipamentos esportivos até que sejam fornecidos o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros e o habite-se da Prefeitura foi tomada na última quarta-feira pela 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, a pedido do Ministério Público Federal. 

 

A procuradoria-geral do município do Rio afirmou, neste domingo (19), que vai recorrer dessa nova decisão de manutenção das interdições pelo TRF 2.

 

De acordo com o Tribunal Regional Federal da 2ª região, o processo que resultou na atual interdição teve início com uma ação ajuizada pela própria União em abril de 2019. A ação cobra da Prefeitura do Rio a responsabilização por vícios de construção já existentes ou que venham a ser detectados nas instalações das arenas olímpicas. Logo após as competições, a Prefeitura cedeu à União as instalações da Barra Tijuca, onde teriam sido identificados MIL e QUINHENTOS problemas de construção nos imóveis.

 

Ainda segundo o TRF2, a União ajuizou a ação porque não teria conseguido fazer com que o município assumisse o encargo de corrigir os defeitos. Em outubro do ano passado, o MPF então ingressou no processo para pedir a proibição de todos os eventos nas instalações olímpicas alegando o abandono das instalações e o furto de equipamentos e cabos de energia durante eventos de grande porte como o Rock in Rio, realizado em setembro de 2019 no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

 

No recurso pedindo a suspensão da interdição, protocolado também na última sexta-feira, a Procuradoria-Geral do Município do Rio argumenta que a construção das estruturas atendeu às exigências do Comitê Olímpico Internacional quanto aos aspectos de segurança. A prefeitura diz também que está buscando a certificação definitiva do Corpo de Bombeiros para o Parque Olímpico, embora o equipamento já tenha uma autorização temporária de funcionamento e cada evento realizado receba também uma autorização individual analisada pela diretoria de diversões públicas do Corpo de Bombeiros.

 

A prefeitura argumenta ainda que a interdição do Parque Olímpico da Barra da Tijuca vai prejudicar cerca de 900 atletas e alunos que treinam nas instalações.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo