Após ação da AGU, Justiça autoriza bloqueio de R$ 9 milhões em bens de desmatadores no Pará

AGU

Publicado em 26/03/2020 - 11:06 Por Michele Moreira - Brasília

A AGU - Advocacia Geral da União - conseguiu na Justiça o bloqueio de mais de R$ 9 milhões em bens de dois desmatadores com atividades em Itaituba, no Pará.


Os infratores ficam ainda proibidos de fazer novos desmatamentos, usar o terreno para pastagem ou realizar qualquer atividade que agrida o meio ambiente. Esses proprietários também estão impossibilitados de contratar financiamentos até que a área seja recuperada.


A ação foi baseada em informações do Ibama.

 

Em 2015, o Instituto verificou que o desmatamento atingiu cerca de 430 hectares de vegetação nativa em propriedade localizada às margens da Rodovia Transgarimpeira, em Itaituba. O Ibama chegou a embargar a área, mas constatou que o local continuava sendo usado para atividades ilícitas.


A ação da AGU acontece dentro da Força Tarefa de Defesa da Amazônia que já protocolou 45 processos contra 92 pessoas.

 

A ideia é recuperar 60 mil hectares de área desmatada e cobrar cerca de um bilhão dos infratores ambientais. A AGU já obteve decisão favorável em pelo menos nove ações .

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo