Começa a valer nesta semana sistema de inteligência contra o crime organizado

Segurança Pública

Publicado em 16/03/2020 - 12:41 Por Marcela Rebelo - Brasília

O Ministério da Justiça criou um Sistema Nacional de Inteligência de Apoio no Combate ao Crime Organizado. A portaria que institui o sistema foi publicada, nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.


 

É um sistema de informação com dados que serão compartilhados entre as agências de inteligência de órgãos como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional.



Vão compartilhar também as informações a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas, as Agências de Inteligência das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, além das polícias civis e militares e os sistemas penitenciários dos estados e do Distrito Federal.



Segundo o Ministério da Justiça, será proibida a utilização direta dos dados do sistema em inquéritos ou procedimentos judiciais. As informações serão de acesso restrito.



A portaria que cria o Sistema Nacional de Inteligência de Apoio no Combate ao Crime Organizado começa a valer na próxima sexta-feira, dia 20 de março.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas e seca levam Pará a decretar situação de emergência

Pará é o estado com a maior quantidade de focos de incêndio nas últimas 48 horas. Foram 1.149 focos em parques e áreas de proteção ambiental, além de outras áreas de preservação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil antecipa campanha contra dengue após 6,5 mi de casos em 2024

Com previsão de chuva a partir de novembro e a chegada do verão em dezembro, as temperaturas aumentam, assim como os focos de dengue, devido ao acúmulo de água parada.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo
Educação

Justiça determina que estudantes desocupem reitoria da Uerj em 24h

As aulas na universidade estão suspensas. Os estudantes ocupam a reitoria desde o dia 26 de julho. Eles são contra às mudanças na concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil a alunos da graduação.

Baixar arquivo