Transexuais podem usar nome social e cela específica em Fórum Criminal de Boa Vista

Boa Vista

Publicado em 02/03/2020 - 19:23 Por Gésio Passos - Brasília

Pessoas transexuais presas agora terão direito de usar nome social e uma cela específica no Fórum Criminal de Boa Vista, em Roraima. A decisão do Tribunal de Justiça do estado passou a vigorar no final de fevereiro.


As medidas determinadas pelo diretor do Fórum Criminal, juiz Jaime Plá Pujades de Ávila, levou em consideração o reconhecimento institucional da identidade de gênero e a garantia da integridade física e psicológica das pessoas LGBTTrans - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros.

 

Também será garantido o direito da pessoa trans escolher que roupas vai usar, se masculinas ou femininas, no caso das vestimentas adquiridas pelo Fórum.


O diretor da ONG Diversidade, Sebastião Diniz Neto, afirma que a decisão reforça a luta pelos direitos das pessoas trans.


O uso do nome social será garantido caso haja preferência do preso. No caso da falta de celas específicas, os homens ou mulheres transgêneros deverão ser recolhidos junto às celas femininas.


Na decisão o juiz ressaltou que a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos e diversos ordenamentos internacionais garantem esses direitos a população LGBTTrans.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo