Transexuais podem usar nome social e cela específica em Fórum Criminal de Boa Vista

Boa Vista

Publicado em 02/03/2020 - 19:23 Por Gésio Passos - Brasília

Pessoas transexuais presas agora terão direito de usar nome social e uma cela específica no Fórum Criminal de Boa Vista, em Roraima. A decisão do Tribunal de Justiça do estado passou a vigorar no final de fevereiro.


As medidas determinadas pelo diretor do Fórum Criminal, juiz Jaime Plá Pujades de Ávila, levou em consideração o reconhecimento institucional da identidade de gênero e a garantia da integridade física e psicológica das pessoas LGBTTrans - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros.

 

Também será garantido o direito da pessoa trans escolher que roupas vai usar, se masculinas ou femininas, no caso das vestimentas adquiridas pelo Fórum.


O diretor da ONG Diversidade, Sebastião Diniz Neto, afirma que a decisão reforça a luta pelos direitos das pessoas trans.


O uso do nome social será garantido caso haja preferência do preso. No caso da falta de celas específicas, os homens ou mulheres transgêneros deverão ser recolhidos junto às celas femininas.


Na decisão o juiz ressaltou que a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos e diversos ordenamentos internacionais garantem esses direitos a população LGBTTrans.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo