Justiça pede explicações de como governo do DF está preparando volta do comércio no dia 11 de maio

Abertura do comércio no DF

Publicado em 30/04/2020 - 18:35 Por Fabiana Pelles - Brasília

A volta do comércio no Distrito Federal não vai acontecer na próxima segunda-feira (4), mas existe uma chance de reabertura das lojas no dia 11 de maio. Representantes da Fecomércio e o governador Ibaneis Rocha se reuniram nesta quinta-feira (30) para discutir a possibilidade.

 

Segundo o presidente da Fecomércio DF, Francisco Maia, os empresários estão se preparando para a volta às atividades com segurança. Ele garantiu que questões como uso de máscaras, álcool em gel e testagem dos trabalhadores serão fiscalizadas.

 

Mas os planos de volta dos empresários e do governo podem não acontecer. Isso porque os Ministérios Público Federal, do Trabalho e do Distrito Federal entraram com uma ação civil conjunta na Justiça, para pedir que os serviços não essenciais no DF fiquem fechados.

 

No dia 28, a juíza Kátia Ferreira, da 3ª Vara Federal Cível, determinou que, em até 48 horas, o Executivo local informe todas as medidas que tem tomado no enfrentamento da crise da Covid-19. Inclusive, dados científicos, pesquisas e pareceres técnicos que serviram de base para a liberação de algumas atividades econômicas em meio à pandemia do novo coronavírus.

 

A juíza pede também detalhes sobre quantidade de leitos de UTI existentes no DF, além de estatísticas de casos e testagens por Covid-19 na região.

 

Para o Conselho Regional de Medicina é necessário preparar o sistema de saúde para dar segurança à flexibilização da quarentena, como explica o presidente da entidade, Farid Buitrago.

 

O decreto que suspendeu a maior parte das atividades no Distrito Federal tem validade até o dia 3 maio. A previsão é de que na próxima semana seja publicado um novo texto, com a mudança da data de abertura de shoppings e dos comércios de rua.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Projeto troca pilhas e materiais eletrônicos por verduras e hortaliças

Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.

Baixar arquivo
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo