Justiça pede explicações de como governo do DF está preparando volta do comércio no dia 11 de maio

Abertura do comércio no DF

Publicado em 30/04/2020 - 18:35 Por Fabiana Pelles - Brasília

A volta do comércio no Distrito Federal não vai acontecer na próxima segunda-feira (4), mas existe uma chance de reabertura das lojas no dia 11 de maio. Representantes da Fecomércio e o governador Ibaneis Rocha se reuniram nesta quinta-feira (30) para discutir a possibilidade.

 

Segundo o presidente da Fecomércio DF, Francisco Maia, os empresários estão se preparando para a volta às atividades com segurança. Ele garantiu que questões como uso de máscaras, álcool em gel e testagem dos trabalhadores serão fiscalizadas.

 

Mas os planos de volta dos empresários e do governo podem não acontecer. Isso porque os Ministérios Público Federal, do Trabalho e do Distrito Federal entraram com uma ação civil conjunta na Justiça, para pedir que os serviços não essenciais no DF fiquem fechados.

 

No dia 28, a juíza Kátia Ferreira, da 3ª Vara Federal Cível, determinou que, em até 48 horas, o Executivo local informe todas as medidas que tem tomado no enfrentamento da crise da Covid-19. Inclusive, dados científicos, pesquisas e pareceres técnicos que serviram de base para a liberação de algumas atividades econômicas em meio à pandemia do novo coronavírus.

 

A juíza pede também detalhes sobre quantidade de leitos de UTI existentes no DF, além de estatísticas de casos e testagens por Covid-19 na região.

 

Para o Conselho Regional de Medicina é necessário preparar o sistema de saúde para dar segurança à flexibilização da quarentena, como explica o presidente da entidade, Farid Buitrago.

 

O decreto que suspendeu a maior parte das atividades no Distrito Federal tem validade até o dia 3 maio. A previsão é de que na próxima semana seja publicado um novo texto, com a mudança da data de abertura de shoppings e dos comércios de rua.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo