Ministério Público de Roraima vai à Justiça para que bancos adotem medidas contra aglomeração

Ministério Público de Roraima

Publicado em 17/04/2020 - 22:02 Por Renata Martins - Brasília

O Ministério Público de Roraima recorreu à Justiça para garantir que bancos adotem medidas para evitar aglomerações.


Desde que começou a ser liberado o auxílio emergencial de R$ 600, filas se formaram em agências bancárias de diversas cidades do Brasil. E nessas filas falta distanciamento de 2 metros e aparecem pessoas sem máscaras para proteção individual, o que não é indicado por autoridades de saúde.


A Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Roraima entrou na Justiça para que as instituições financeiras em Boa Vista tomem medidas contra essas aglomerações.


O MP quer que os bancos ampliem o horário de funcionamento em no mínimo duas horas diárias e coloquem funcionários para organizar filas e distribuir senhas, inclusive do lado de fora das agências - além do fornecimento de álcool em gel e máscaras a todos os usuários que entrarem nas dependências dos bancos.


Para evitar aglomerações, os bancos estabeleceram um limite máximo de pessoas no interior das agências. Por isso tem tanta gente esperando do lado de fora.


Por meio de nota, a Febraban afirmou que as agências seguem as orientações das autoridades sanitárias com a higienização das instalações, inclusive nos caixas eletrônicos, e distanciamento entre os postos de trabalho, controle do número de pessoas dentro da agência e organização de filas.


De acordo com a Febraban, o atendimento deve ocorrer pelo menos das 10h às 14h. Uma hora mais cedo, de 9h às 10h, o atendimento é exclusivo para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.


Outras filas também se formaram este mês nas sedes da Receita Federal e dos Correios por pessoas que estavam com o CPF suspenso. O documento é exigido para que trabalhadores informais, autônomos e desempregados se inscrevam no auxílio emergencial.


Na quarta-feira, a Justiça Federal suspendeu a exigência de regularização do CPF para concessão do auxílio.


O Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Tostes, afirmou que a decisão será cumprida.


Nesta sexta-feira, Advocacia-Geral da União entrou no Superior Tribunal de Justiça para cassar a decisão que afastou o requisito de CPF regular. Segundo a AGU, a exigência do documento para recebimento de benefícios sociais tem previsão legal e é regra do sistema financeiro. E que a apresentação do CPF evita fraudes.

Últimas notícias
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo