Pedido de vista suspende julgamento no STF de sigilo e bloqueio do WhatsApp

Moraes pediu vista

Publicado em 28/05/2020 - 21:47 Por Victor Ribeiro - Brasília

Está suspenso, por tempo indeterminado, o julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal sobre o bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp. A Corte analisa, em conjunto, duas ações contra a suspensão do serviço durante investigações criminais.


A ministra Rosa Weber é relatora de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona trechos do Marco Civil da Internet. Ela votou para que o Supremo, em vez de mudar o texto, dê interpretação conforme a Constituição a dois trechos.


Em um deles, para determinar que o sigilo das comunicações privadas só pode ser quebrado pela Justiça para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Rosa Weber também sugeriu uma interpretação para o trecho que trata das regras para a punição dos provedores de serviços.


A relatora foi contra o bloqueio do serviço.

 

O ministro Edson Fachin é relator de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental e avaliou que é importante proteger a criptografia, aquela tecnologia que mantém o sigilo das conversas.


Fachin admitiu que, no futuro, uma nova tecnologia ou uma nova necessidade da Justiça possa voltar a questionar a proteção de dados como é feita hoje.


O julgamento começou nessa quarta-feira e foi interrompido nessa quinta, por um pedido de vista feito pelo ministro Alexandre de Moraes.

Últimas notícias
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Três sistemas do Ministério da Saúde sofrem tentativa de ataque hacker

A pasta informou que o DataSUS identificou a tentativa de ataque hacker e para resguardar as informações optou pela interrupção temporária das plataformas para manutenção. Foram atingidos o ConecteSUS, o e-SUS e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo
Política

Eleições vão contar com mais de 100 observadores internacionais

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a presença desses observadores tem como objetivo garantir que o processo eleitoral decorra em clima de transparência, isenção e legalidade.

 

Baixar arquivo
Política

SP: ex-deputado Arthur do Val tem mandato cassado pela Assembleia

Também conhecido como Mamãe Falei do MBL, ele foi julgado por quebra de decoro parlamentar depois ter áudios com comentários machistas vazados durante o período em que esteve na Ucrânia.

Baixar arquivo