STF decide que estados e municípios podem restringir locomoção mesmo sem autorização federal

Mesmo sem autorização federal

Publicado em 06/05/2020 - 21:30 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Supremo Tribunal Federal concluiu nessa quarta-feira o julgamento sobre a possibilidade de estados, municípios e o Distrito Federal adotarem medidas para limitar a circulação de pessoas e mercadorias no combate à pandemia do novo coronavírus. Faltava o voto do presidente do Supremo, Antonio Dias Toffoli, que tinha pedido vista do processo.


Por maioria, os ministros decidiram que os entes federativos têm autonomia para determinar restrição ao transporte intermunicipal e interestadual. Mas estabeleceram duas condições. A primeira é que as restrições precisam ser justificadas por análises técnicas. E a segunda condição é que prefeitos e governadores garantam o transporte para mercadorias e trabalhadores considerados essenciais.


Toffoli disse que, entre os produtos, estão os combustíveis.


A decisão suspendeu trechos de uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro. O Supremo considerou inconstitucional a parte que determinava que prefeitos e governadores definissem as regras de transporte a partir das orientações da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Últimas notícias
Segurança

PF faz operação contra lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Ação é desdobramento de investigação contra o ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes. 11 mandado de busca e apreensão são cumpridos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Robert Scheidt vence na classe Laser da Europa Cup

Scheidt esteve sempre na liderança, vencendo seis das oito regatas, e soma 91 títulos internacionais.

Baixar arquivo
Economia

História Hoje: há 230 anos, Bolsa de Nova Iorque era fundada

Vinte e quatro corretores e a assinatura de um pacto marcaram a fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 17 de maio de 1792. Em resposta à crise financeira da época, o Acordo Buttonwood buscava promover a estabilidade no mercado e garantir transações confiáveis.

Baixar arquivo
Esportes

Internacional e Cruzeiro empatam pelo Brasileirão Feminino

O Palmeiras segue líder com 22 pontos, Corinthians, com 21, e o Inter, com 20.

Baixar arquivo
Esportes

Ituano e Grêmio empatam no encerramento da rodada da Série B

Já nesta terça-feira, teremos a abertura da oitava rodada da Série B. Às 21h30, tem Novorizontino e Sport.

Baixar arquivo
Geral

Ciclone Yakecan pode provocar ventos de 100km/h no sul do Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta vermelho por causa da tempestade subtropical, que deve evoluir ao longo desta terça-feira. Paraná e o sul de São Paulo também devem ser afetados.

Baixar arquivo