Estado e prefeitura do RJ devem apresentar até segunda indicadores que sustentam flexibilização

Até segunda-feira

Publicado em 11/06/2020 - 16:57 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O estado e o município do Rio de Janeiro têm até segunda-feira para apresentarem indicadores que embasaram a decisão de flexibilizar o isolamento social.


Eles também deverão realizar campanhas - que alcancem a camada mais vulnerável da população, sobre a importância da adesão às medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.


O compromisso foi negociado pelo Ministério Público Estadual durante reunião virtual, com a participação de representantes da sociedade civil.


O Estado do Rio também se comprometeu a juntar aos autos, no prazo de 15 dias, o plano de fases reformulado, bem como a quantidade de testes que serão oferecidos de cada tipologia, os critérios de testagem e a avaliação do impacto da mudança do protocolo de internação.


Já o Município do Rio se comprometeu a disponibilizar em portal público na internet os indicadores de capacidade de resposta do sistema de saúde e de nível de transmissão previstos em decreto municipal, além de dados de óbito por sepultamento e por local da morte.


Outro compromisso será realizar análise de contratação de pessoal para a Vigilância Sanitária pela necessidade de fiscalização do cumprimento das regras na reabertura dos estabelecimentos.


Na audiência, o Ministério Público ressaltou a importância da transparência no planejamento do retorno às atividades, tanto nos indicadores técnicos quanto nas fases da reabertura.


Os promotores também pedem que a atuação dos governos seja transparente na flexibilização do isolamento e contribua para a estabilidade social, através da elaboração de um plano gradual de retomada das atividades econômicas e sociais com ampla visibilidade, para que a população possa se planejar.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo