Justiça derruba parte de decretos que flexibilizavam isolamento no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Publicado em 08/06/2020 - 21:00 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu parte dos decretos estadual e municipal que flexibilizam regras de isolamento social. A decisão liminar, do juiz Bruno Costa, da 7ª Vara de Fazenda Pública, atende a pedido do Ministério Público fluminense e da Defensoria Pública, que entraram com uma Ação Civil.


De acordo com o magistrado, pelas informações disponibilizadas até o momento, as autoridades estaduais e municipais não conseguiram justificar as medidas de relaxamento do isolamento social com base em análises científicas, violando os deveres administrativos de motivação e eficiência.


O juiz Bruno Costa ainda ressaltou que não desconsidera o drama sofrido pelos comerciantes e trabalhadores cujas atividades vêm sendo restringidas, mas que, no entanto, é preciso considerar igualmente que estão em jogo vidas humanas - e que quase 7 mil pessoas já morreram em todo o estado com o diagnóstico da doença.


A decisão suspende a eficácia de nove artigos do decreto municipal relativos ao Plano de Retomada da prefeitura do Rio, até que seja apresentada a análise de impacto regulatório. Entre eles, está a autorização de funcionamento concedida às atividades relativas à Fase 1 do plano, que já está em vigor.  Nesse período houve liberação para o setor de serviços, como hoteis, além de lojas de moveis, automóveis e decoração.


O governo do estado tem 10 dias para apresentar análise de impacto regulatório sobre as medidas adotadas para enfrentamento da pandemia. Enquanto isso, estão suspensos cinco artigos que determinaram a reabertura de shoppings, bares, restaurantes, igrejas, estádios e pontos turísticos.


A defensora pública Thaisa Guerreiro considerou a decisão de extrema importância, pois reconhece que a flexibilização não tem respaldo em estudos científicos e ocorre mediante relatórios técnicos contrários de diversas instituições.


Em nota, o Governo do Rio informou que vai recorrer da liminar. E que a decisão de permitir a reabertura gradual de setores e atividades econômicas levou em consideração a redução do número diário de óbitos e de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. A nota diz ainda que a Secretaria de Estado de Saúde fará o monitoramento constante da taxa de incidência da Covid-19 para reanálise.


A prefeitura também foi procurada para comentar a decisão, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo