Manifesto de apoio ao STF é assinado por mais de 200 entidades; Toffoli pede respeito entre poderes

Toffoli pede respeito entre poderes

Publicado em 08/06/2020 - 18:11 Por Kariane Costa - Brasília

Manifesto de apoio ao Supremo Tribunal Federal e ao Poder Judiciário foi assinado por mais de 200 entidades. Entre elas, a OAB, associações ligadas aos magistrados, procuradores, membros do Ministério Público, tribunais, delegados e imprensa.


Na carta aberta, entidades repudiam os ataques e ameaças contra o Judiciário e criticam grupos que pedem desde a prisão dos ministros do Supremo até a imposição de uma ditadura militar no país.


A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil abriu o evento lendo um trecho do manifesto.


A carta foi entregue simbolicamente ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Em seu discurso, ele disse que hoje, no Brasil, em razão da pandemia, não há espaço para confrontos desnecessários e artificiais, e afirmou que também não há, e não haverá, espaço para retrocessos no país.


O ministro disse ainda que atentar contra o Poder Judiciário e contra o Supremo Tribunal Federal é atentar contra a própria democracia. Ele pediu diálogo e respeito entre os poderes e se dirigiu ao presidente Jair Bolsonaro.


Toffoli também comentou sobre transparência. Afirmou que é dever de todo agente público prestar contas. O ministro ainda elogiou o trabalho e o esforço da imprensa em divulgar os dados da pandemia no Brasil.

Últimas notícias
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo
Saúde

TCU recomenda que governo exija cartão de vacinação para estrangeiros

A decisão do TCU sobre o passaporte da vacina é semelhante à da Anvisa, que também pediu cobrança de prova de vacinação para estrangeiros em visita ao Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

Lanchonetes, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings centers e centros comerciais terão que exigir dos consumidores a apresentação do comprovante da vacina.

Baixar arquivo