MP e Defensoria vão à Justiça para suspender decreto que flexibiliza medidas de isolamento no RJ

Flexibilização do isolamento

Publicado em 08/06/2020 - 15:37 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro entraram com ação na Justiça pedindo a suspensão do decreto do governador Wilson Witzel que flexibiliza as medidas de isolamento social no estado desde o último sábado.


A ação pede que as medidas sejam suspensas imediatamente e estabelece o prazo de sete dias para que o Executivo apresente em juízo estudo técnico baseado em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, vigilância sanitária, mobilidade urbana, segurança pública e assistência social, que justifique a flexibilização do isolamento social.


Caso o estudo seja favorável ao relaxamento das medidas restritivas, os dois órgãos pedem que o estado faça um plano de retomada das atividades no mesmo ritmo que   o enfrentamento da pandemia da Covid-19.


Este mesmo pedido também faz parte das ações que a Defensoria Pública encaminhou à Justiça e já conseguiu liminar suspendendo a flexibilização do isolamento social em pelo menos 10 municípios fluminenses.


A defensora Alessandra Nascimento, da coordenação de Saúde da Defensoria Pública do Estado, explica que a ideia não é impedir a flexibilização, mas que seja feita de forma segura, para não levar a uma onda de contaminação.


Seguindo esta mesma linha de pensamento, o pesquisador Carlos Machado, da Fiocruz, acrescenta que a retomada das atividades deve priorizar a saúde das pessoas, e que a flexibilização do isolamento social é precoce neste momento. Ele explicou que o número de casos e mortes pela doença ainda está em uma tendência crescente.


O pesquisador reconhece que o prolongamento do isolamento social tem impacto na saúde mental, na violência doméstica, na saúde das crianças e adolescentes por estarem muito tempo em casa, mas destaca que este desgaste não pode se sobrepor aos critérios de saúde pública.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo