TRF4 nega habeas corpus para ex-governador Sérgio Cabral

Unanimidade

Publicado em 26/06/2020 - 11:59 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu, por unanimidade, manter o ex-governador Sérgio Cabral em prisão preventiva e afastou o pedido de liberação por suposta vulnerabilidade aos riscos de contágio da Covid-19. O julgamento virtual aconteceu nessa quinta-feira (25). O habeas corpus pedido pela defesa de Cabral argumentava, ainda que ele estaria no grupo de risco a complicações decorrentes do novo coronavírus por ter 57 anos de idade.

 

Sérgio Cabral cumpre prisão preventiva decretada pela 13ª Vara Federal de Curitiba, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, aqui no Rio de Janeiro, desde novembro de 2016. Na época, as investigações da operação Lava-Jato já estimavam que o ex-governador tivesse recebido mais de R$ 220 milhões em propina desviada da concessão de obras estaduais.

 

Cabral foi condenado em primeiro grau em junho de 2017 a 14 anos e dois meses de reclusão, pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. A sentença foi confirmada pela 8ª Turma do TRF4, em maio do ano seguinte.

 

O relator dos recursos da Lava Jato, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, confirmou a legitimidade da manutenção da prisão preventiva de Cabral, ressaltando a gravidade dos crimes a que foi condenado o réu e os riscos apresentados por sua soltura.

 

Sobre a alegação da defesa de Cabral, de que ele estaria no grupo de risco de contaminação da Covid-19, o desembargador considerou que o ex-governador não integra o grupo de risco de e que o estabelecimento prisional, segundo informações, possui condições sanitárias adequadas e capacidade de atendimento médico ao paciente, o que não justifica a concessão de prisão domiciliar.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo