TSE revisa cálculo de distribuição do Fundo Eleitoral

Congresso Nacional

Publicado em 17/06/2020 - 11:14 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O TSE decidiu revisar o cálculo do valor destinado a cada partido pelo Fundo Eleitoral. Os recursos ultrapassam os R$2 bilhões . A mudança foi feita em razão de nova interpretação sobre o marco temporal para a contagem das bancadas dos partidos na Câmara e no Senado.

 

A divisão do Fundo Eleitoral havia sido divulgada na semana passada e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, levava em conta o tamanho das bancadas partidárias no Congresso Nacional no dia 1º de julho deste ano.

 

No julgamento dessa terça-feira (16), porém, o TSE, por unanimidade, mudou a data de referência para o dia do resultado da eleição de 2018, como define a lei que criou o fundo. Com a decisão, os técnicos do tribunal farão uma nova divisão do dinheiro.

 

A lei que criou o Fundo Eleitoral, de 2017, estabelece a divisão dos recursos de acordo com o tamanho das bancadas na eleição geral passada, ou seja, neste caso, em 2018.

 

Segundo a legislação, 48% dos recursos devem ser distribuídos de forma proporcional ao tamanho da bancada na Câmara dos Deputados. 35% devem ser distribuídos de acordo com os votos válidos de cada legenda que tenha, ao menos, 1 deputado federal eleito. 15% de acordo com o tamanho das bancadas no Senado e 2% devem ser distribuídos igualmente entre todos os partidos com registro no TSE, tenham ou não eleito alguém no último pleito.

 

A exceção é para casos de fusão ou incorporação de partidos. Nessa situação, o recurso deve ir para sigla que resultou dessa junção de legendas. Existem 33 partidos registrados na Justiça aptos a receberem os recursos.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo