Governador do DF é indiciado por crime eleitoral; Ibaneis nega omissão de gastos

Crime Eleitoral

Publicado em 03/07/2020 - 13:56 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que aguarda a conclusão do inquérito e intimação do Ministério Público Eleitoral para prestar os esclarecimentos que o órgão julgar necessário.

 

A declaração foi dada por nota, depois de questionado sobre indiciamento pela Polícia Federal por crime eleitoral.

 

A suspeita é de que o governador tenha lançado candidaturas laranjas durante a campanha e que tenha omitido gastos na prestação de contas relacionadas às eleições de 2018. Os recursos passados a duas candidatas teriam sido usados, na verdade, para pagamentos de cabos eleitorais na campanha do emedebista.

 

No texto, Ibaneis nega que tenha havido omissão na prestação de contas eleitorais e justifica que as contas foram inclusive aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

 

Ibaneis diz ainda que, na ocasião, não era dirigente partidário e não interferia na distribuição dos recursos do fundo eleitoral do MDB, partido ao qual é filiado e que é natural que como candidato, receba apoio de outros nomes dentro da mesma legenda.

 

Sobre a candidatura de laranjas, o advogado de defesa de Ibaneis, Cleber Lopes, disse que o governador não pode ser responsabilizado pelas contas de outras candidatas. 

 

Ainda de acordo com o a defesa do governador, o Ministério Público Eleitoral ainda tomou conhecimento do relatório e que está absolutamente tranquilo de que quando isso ocorrer, o próprio MPE vai chegar a conclusão de que essas denúncias não são nada demais.

 

Caso sejam confirmadas as irregularidades, o fato configura crime eleitoral.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo